Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Hospital Veterinário Municipal realizou mais de 3 mil consultas desde a inauguração

Unidade nomeada em homenagem à servidora Rosemeire Simão Ávila Santin oferece consultas eletivas e de urgência, microchipagem, cirurgias, castrações e outros procedimentos
31 dez 2024 às 16:06
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

O serviço público municipal de atendimento clínico e cirúrgico prestado aos animais no Hospital Veterinário Municipal de Londrina, que já soma mais de 3 mil consultas, foi denominado Rosemeire Simão Ávila Santin, por meio do decreto nº 1.672 de 2024. No último sábado (28), o prefeito Marcelo Belinati entregou a placa de homenagem à Rosemeire Santin, na sede do hospital, com a presença da família dela.


Entre os familiares, participaram Lorival Wilhan Santin (marido); Talita Ávila Santin (filha); Vinícius Ávila Santin (filho); Wilhan Ávila Santin (filho); Roberto Simão Ávila (irmão); Emylaine Bernardes (nora); Leonardo Henrique Domingues (genro); Maria Eduarda Inocente Santin (neta); Laura Inocente Santin (neta); Guilherme Santin Domingues (neto); Felipe Santin Domingues (neto); Pedro Bernardes Santin (neto); Carolina Bernardes Santin (neta); e Márcia Pieretti Santin (cunhada). O chefe de Gabinete da Prefeitura, José Otávio Sancho Ereno, também esteve presente.


O Hospital Veterinário Municipal de Londrina foi inaugurado em agosto deste ano, pelo prefeito Marcelo Belinati, e desde então atendeu milhares de animais. O equipamento fica na Rua Prefeito Faria Lima, 844, região oeste, e é dedicado, especialmente, a animais abandonados ou comunitários, protetores independentes, ONGs e famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).


Dentre os serviços efetuados no local, desde agosto foram registradas 1.219 consultas de urgência e emergência para animais de pequeno porte e outras 1.757 consultas eletivas, além de 26 consultas em clínica médica para animais de grande porte. Foram resgatados 201 animais de pequeno porte, com 112 cães e 89 gatos albergados. Outros 32 animais de grande porte tiveram resgate, sendo 23 deles albergados.


O hospital também presta serviços de ambulância veterinária, castração, microchipagem, exames de imagem, mastectomia, suturas externas, sondagem uretral e outros.

Outras notícias

Liquida: comércio de Londrina reabre após feriadão oferecendo descontos de até 60%

Ação conjunta entre RF, PF e Força Nacional resulta em apreensão de drogas na Ponte Internacional da Amizade

Operação Choque de Ordem é realizada pela Guarda Municipal no Centro de Londrina


A Diretoria de Bem-Estar Animal da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é responsável por organizar os atendimentos na unidade veterinária. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atende pelo telefone (43) 3337-5672; WhatsApp (43) 99994-8677 e e-mail [email protected].


Fora dos horários de funcionamento da companhia, ou seja, durante os fins de semana e após as 17h de segunda a sexta-feira, a população com direito aos serviços pode ligar para o número (43) 3029-7577, do Hospital Municipal operado pela Associação CHC.


O telefone deve ser acionado em casos de necessidade de atendimento clínico e emergencial ou de remoção de animais mortos em área pública. Por outro lado, para solicitar socorro em situações de risco iminente à vida do animal, o público beneficiário deve acionar a ambulância veterinária, conhecida também como SamuVet, pelo WhatsApp (43) 99146-9657.


Sobre a homenageada – Rosemeire Simão Ávila Santin nasceu em Londrina, no dia 16 de outubro de 1963, em família pioneira do Jardim Morumbi, na zona leste da cidade. Filha de Clemente Simão Ávila, operário da Cervejaria Skol, e Maria Aparecida Ávila, dona de casa e vendedora autônoma de roupas, Santin começou a trabalhar ainda adolescente, como balconista no comércio local, para ajudar a família de cinco filhos. À noite, estudava.


Em 1980, casou-se com Lorival Wilhan Santin, servidor público municipal. O casal instalou-se no Jardim Castelo, também na zona leste. Mais tarde, Rosemeire serviria a população de Londrina, trabalhando na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Newton Leopoldo da Câmara, na Vila Casoni.


Como funcionária administrativa, destacava-se pelo atendimento carinhoso, atencioso e eficiente prestado à população. Sobretudo para com os idosos, demonstrava paciência e empatia.


Em 12 de maio de 2019, quando já era uma vovó muito ativa e dedicada, Rosemeire Simão Ávila Santin faleceu em Londrina, cidade onde sempre viveu, vítima de câncer de pâncreas, doença que enfrentou com garra e dignidade. Além da saudade, deixou valiosas lições de amor à família e respeito ao próximo. Foi uma londrinense de nascimento e de coração.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Secretário fala de desafio com pombos no Centro e recuperação de estradas rurais

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura garante que praça do Farid Libos terá campo de futebol e área de lazer

Cidade

Prefeitura de Cascavel inova e promove tarifa gratuita no transporte coletivo aos domingos

Cidade

Obra do Cmei do Maria Luiza avança e deverá ser entregue já em março deste ano

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

‘Muito ciumento’ diz mãe de jovem encontrada morta com o rosto desfigurado

Cidade
Londrina e região

Abre e fecha: veja o que volta e não volta a atender nesta quinta-feira em Londrina

Cidade
Londrina e região

Tiago Amaral anuncia primeiras medidas na área da Saúde, Assistência Social e Economia

Cidade
Londrina e região

Motociclista tem o corpo partido ao meio após grave acidente na PR-090, em Jataizinho

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após bater violentamente contra um carro na BR-369, em Ibiporã

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.