Somente no mês de janeiro de 2025, o primeiro da gestão do prefeito Tiago Amaral à frente do Executivo, a Prefeitura de Londrina realizou mais de 5 mil atendimentos, ao todo, voltados a pessoas em situação de rua, contemplando cerca de 600 pessoas diferentes por meio de diferentes eixos de serviços prestados.
Os chamados serviços itinerantes, que percorrem a cidade, resultaram em mais de 2,4 mil atendimentos para crianças, adultos e idosos nessa condição. Já o Centro POP, espaço físico e fixo de atendimento e acompanhamento especializado a este público, registrou 2.596 atendimentos em janeiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14) pela Prefeitura de Londrina.
O objetivo deste trabalho é atender, amparar e salvaguardar os direitos das pessoas em situação de rua, promovendo ações por meio das políticas públicas de saúde e assistência social, com apoio da segurança pública pela Guarda Municipal. Este conjunto é possibilitado por uma frente ampla de ações combinadas, com as quais o Município mantém serviços permanentes que englobam abordagens sociais, atendimentos emergenciais, triagens, consultas e procedimentos de saúde in loco, além de encaminhamentos a serviços diversos ofertados nas redes de saúde e socioassistencial, bem como a demais políticas públicas.
Tais atividades são executadas dentro de dois eixos principais de trabalho: o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e os atendimentos de saúde ofertados pelo Consultório na Rua, ambos trabalhos itinerantes e que funcionam diariamente com suas especificidades; e as chamadas Ações Integradas, realizadas em conjunto semanalmente. De forma geral, essa gama de serviços é viabilizada por equipes multidisciplinares, incluindo orientadores sociais, assistente sociais, psicólogos, médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem e motorista, além de agentes da Guarda Municipal em algumas das ações.
A gerente de Serviços de Atenção à População em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Kelly Inácio Franco, apontou que há vários resultados positivos frutos das ações integradas e abordagens sociais permanentes. “Podemos citar avanços significativos em diferentes aspectos. Este conjunto de serviços traz maior compreensão por outras políticas públicas das demandas da população que está nas ruas, proporcionando atendimento mais qualificado e integrado. Também amplia o olhar para essas pessoas, sob a ótica da integralidade e descentralização das ações, além de fortalecer o trabalho articulado e de enfrentamento das problemáticas vistas a partir da intersetorialidade. Outro fator destacado é aproximar os técnicos da rede socioassistencial e de saúde mental, o que contribuiu para reduzir distâncias institucionais, estreitar vínculos e agilizar encaminhamentos”, sublinhou.
Nesse contexto, a diretora de Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência Social, Carolina Fávaro, reforçou que a população em situação de rua fica assistida com serviços mais qualificados. “Este enfrentamento fica mais eficiente, viabilizando respostas rápidas e coordenadas, o que reflete na otimização dos fluxos de atendimento como um todo. O serviço vem sendo continuamente qualificado por meio dessas articulações, e isso garante maior resolutividade das demandas e um acolhimento mais humanizado”, avaliou Fávaro, enfatizando que a Assistência Social conta com um setor de educação permanente que oferta formação continuada aos seus trabalhadores.
Abordagens sociais – O Serviço de Abordagem Social, realizado todos os dias, inclusive nos finais de semana (sábado e domingo) e feriados, é prestado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Funciona por meio da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de forma continuada e programada, tendo como objetivo identificar situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, garantindo atenção às necessidades imediatas do público atendido, bem como promover seu acesso às redes de serviços existentes.
As ações inseridas nesse mecanismo responderam, somente em janeiro de 2025, a 378 pessoas atendidas, sendo 322 do sexo masculino, 51 do feminino e 5 transgênero. A faixa etária atendida por estes serviços abrange 345 adultos (18 a 59 anos), 26 idosos (mais de 60 anos) e ainda 7 crianças ou adolescentes.
Foram 1.377 abordagens sociais registradas, das quais 976 foram feitas a partir da Central telefônica do SEAS. Deste total via telefone, 815 atendimentos são provenientes de solicitações dos próprios usuários da rede, 68 vindos da comunidade em geral e 93 da rede de serviço. Além disso, 401 abordagens ocorreram presencialmente, nas ruas da cidade, em diferentes regiões. Estas são elencadas como abordagens do tipo Solicitada, Programada, Intersetorial, Técnica, Atendimento Técnico, Acompanhamento, Busca Ativa e Continuidade de Atendimento.
Toda essa movimentação gerou 505 encaminhamentos realizados, nas categorias de acolhimento institucional, serviços de higiene e alimentação, transferência à rede socioassistencial, além de orientações.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa, os serviços de abordagem social, bem como as ações integradas, o Centro POP e outros equipamentos são fundamentais dentro das políticas públicas voltadas à população em situação de rua. “São mecanismos que garantem acolhimento, orientação e acesso a direitos, proporcionando dignidade a essas pessoas. A Prefeitura de Londrina reconhece essa importância e segue comprometida em fortalecer essas ações, buscando ampliar o alcance e a efetividade dos atendimentos para quem precisa e quer uma vida mais digna”, ressaltou.
As abordagens sociais, neste serviço permanente, são feitas de segunda a sexta-feira (8h às 22h); sábados, domingos e feriados (9h às 14h).