O Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada divulgou nesta quinta-feira (19) informações sobre o andamento do Inquérito Policial Militar referente ao furto de armamentos do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Após a conclusão dos trâmites legais, o caso foi relatado e encaminhado ao Ministério Público Militar.
Os militares envolvidos foram expulsos do Exército Brasileiro após a conclusão de um Processo Disciplinar Administrativo. Agora, responderão ao Processo Penal Militar como civis.
Além disso, o inquérito apura os danos ao Erário Público, incluindo os custos gerados pela operação de recuperação do armamento furtado, valores que deverão ser imputados aos envolvidos.
Por decisão da Justiça Militar, todos os acusados que estavam em prisão preventiva receberam liberdade provisória. O processo segue sob segredo de justiça.
A 15ª Brigada determinou ainda a reavaliação dos procedimentos de segurança orgânica em suas unidades.
Com base em processos de gestão de risco, foram implementadas melhorias nas ações e fiscalizações para proteger o patrimônio das Organizações Militares subordinadas.