Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Município disponibiliza informações georreferenciadas sobre Cemitério Padre Anchieta

14 jun 2022 às 07:15
Por: Redação Tarobá News

A Prefeitura de Londrina, por meio da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), liberou para acesso, na última segunda-feira (13), o link com as imagens georreferenciadas do Cemitério Padre Anchieta, localizado na Rua Rútilo, 200, Jardim Ideal. Dessa forma, pessoas que tenham parentes ou amigos sepultados no local podem conferir a localização exata dos jazigos pela internet, por meio do endereço https://acesf.londrina.pr.gov.br/buscador.

No total, 6.246 túmulos foram mapeados no Cemitério Padre Anchieta, através de um trabalho realizado em parceria entre a Acesf e a equipe da Gerência de Sistemas de Informação Geográfica de Londrina (Siglon), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).

Por meio de drones, os servidores do Siglon produziram fotografias detalhadas do espaço aéreo do cemitério e de todas as sepulturas em janeiro deste ano. Na sequência, entre fevereiro e março, a equipe da Acesf responsável pela unidade visitou cada jazigo in loco, tendo tirado fotos e levantado informações sobre as sepulturas. Por fim, os dados obtidos pelo Siglon foram cruzados com as informações constantes do sistema eletrônico da Acesf, como o nome das pessoas sepultadas em cada local, a data do enterro, o nome do concessionário responsável pelos cuidados do jazigo, a quadra e o lote da sepultura. Ao visitar o link, os usuários têm acesso a todos esses detalhes e às fotografias produzidas pelos servidores.

De acordo com o gerente de Fiscalização e Manutenção da Acesf, Odair dos Reis, os trabalhos de georreferenciamento se iniciaram no ano passado, com o Cemitério São Pedro, onde foram geolocalizados 6.229 jazigos.  “A meta é realizar essas ações em todos os 13 cemitérios municipais de Londrina. Atualmente, as equipes estão fazendo a coleta de dados e fotos no Cemitério João XXIII, que já foi mapeado pelo Siglon. Em seguida, a iniciativa contemplará o Jardim da Saudade, onde também já foi feito o trabalho com os drones. Então, o trabalho será realizado no Cemitério São Paulo e, depois, nos cemitérios rurais”, afirmou.

O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, frisou que a nova ferramenta é extremamente importante para o órgão, pois permite a visualização dos jazigos e a constatação da situação atual, possível estado de abandono ou ruínas e quantidade de gavetas existentes, entre outras situações. “Essas informações trazem maior agilidade tanto para a realização de sepultamentos, quanto aos serviços de fiscalização dos cemitérios. O resultado do projeto tem sido muito satisfatório, pois ele tem facilitado a comunicação entre os servidores do cemitério e o Plantão Funeral, o que auxilia os servidores a realizarem o atendimento aos munícipes que têm dúvidas sobre a situação dos jazigos. Além disso, também tem se mostrado útil para os usuários externos pois, além do consultar o número da quadra e sepultura, o usuário consegue localizar no mapa do cemitério o local exato procurado”, salientou.

Outras notícias

Homem fica ferido ao ser prensado por porta de carro no bairro Coqueiral

Árvore cai sobre carro e derruba poste na Av. Bandeirantes em Londrina

Córrego Piza amanhece poluído após reabertura do Parque Arthur Thomas

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou que essa iniciativa se soma a outros projetos tecnológicos inovadores que estão sendo desenvolvidos pela atual gestão. “Conduzimos outras iniciativas importantes como a criação dos sistemas on-line de agendamento da vacinação e do parcelamento do IPTU. É um trabalho contínuo, que visa facilitar a interação entre o contribuinte e o poder público, e promover a transparência e eficiência nos serviços”, disse.

Segundo a gerente do Sistema de Informações Geográficas de Londrina (Siglon), Cinthia Mara Camillo, desde outubro, quando foi lançado, o mapa geolocalizado do Cemitério São Pedro já teve 14.578 visualizações. “Constatamos que o maior número de acessos ocorre nas datas comemorativas em que as pessoas mais vão aos cemitérios, como o Dia das Mães e o Dia de Finados”, disse.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Empresa de Apucarana é furtada e prejuízo é estimado em R$ 100 mil

Cidade
Imagem de destaque

Batida entre carros deixa condutor ferido em cruzamento na região central de Londrina

Cidade

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade

Londrina celebra os 91 anos com eventos em diferentes regiões da cidade

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.