O Porto Seco de Cascavel foi tema de uma reunião importante. No ano passado não houve interessados na licitação para a gestão e houve risco de paralisação das operações. A justiça autorizou que a unidade fosse então operada pelo IDR-Paraná, mas para se adequar à legislação atual, é preciso realizar uma nova licitação.
Empresários do setor de transporte, Receita Federal e Mucnicipio de Cascavel se reuniram para trazer um tema importante para economina da cidade: A nova licitação do Porto Seco. O Porto Seco de Cascavel, que possui uma área de 30 mil m² e capacidade para 50 veículos por dia, hoje está rebendo 30m veículos a mais do seu limite. Esse aumento é influenciado pelo grande fluxo no Porto Seco da fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu.
Na reunião foi discutido além da licitação para administração do Porto, um novo local para que possa receber maior número de mercadorias.
De acordo com a Receita Federal, Cascavel necessita de ampliação da diversidade logística multimodal, tendo um desempenho comercial mais forte, caso contrário o serviço prestado pelo Porto Seco atualmente será transferido para Foz do Iguaçu e Santa Helena.
Atualmente, a administração do porto está a cargo do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). No entanto, com a mudança na legislação da lei de portos, passou a ser de direito privado. O problema é que a licitação feita em novembro do ano passado pela Receita Federal não atraiu nenhuma empresa interessada e ficou deserta.
O edital previa um prazo de 25 anos e o vencedor deveria investir R$ 29,5 milhões, parte desse valor para a construção de um armazém de 1.700 metros quadrados e de um pátio de 30 mil m².
Atualmente o valor de registro de mercadorias chega a a mais de 22 bilhões de reais, e mais de 80 empresários utilizam o serviço. A ideia é que o POrto de Cascavel concorra com o porto de Foz do Iguaçu com valores mais atrativos. Para o setor do transporte a dificuldade é o processo aduaneiro que é muito demorado e encarece o frete. Além disso é preciso a ampliação do horário de atendimento.