Uma boa notícia para os motoristas paranaenses: a Petrobras anunciou uma redução no preço da gasolina vendida às distribuidoras de 4,9%. O novo valor passa a valer a partir desta segunda-feira, 20 de outubro. Com a medida, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passa a ser de, em média, R$ 2,71 por litro, o que representa uma queda de R$ 0,14 por litro do combustível.
Esta é a segunda queda no preço da gasolina registrada pela Petrobras em 2025, sendo a primeira ocorrida em junho. O anúncio é visto como um possível alívio na inflação do país, uma vez que o combustível tem grande peso no cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador que apura a inflação oficial. A gasolina é um item que impacta diretamente os custos de transporte e logística em toda a cadeia produtiva.
Apesar do corte anunciado nas refinarias, a expectativa agora se volta para os postos de combustíveis. Historicamente, quando há aumento, o reajuste nas bombas é rápido. No entanto, quando a redução é anunciada, os postos costumam alegar que ainda trabalham com estoques adquiridos a preços antigos. Apesar da cautela, a redução de preços, que se acumula em mais de 20% ao longo do ano, é vista como uma notícia muito bem-vinda para a população brasileira, cujo poder aquisitivo tem sido pressionado pela inflação.