As obras de duplicação e pavimentação da Rua Constantino Pialarissi, no trecho localizado entre a marginal da Rodovia PR-445 até o início da Avenida Gil de Abreu e Souza, iniciaram na última sexta-feira (16). Com um total de 2,5 quilômetros de extensão, a via localizada ao lado do Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Jardim Versalhes III, receberá novo sistema de galerias pluviais, ciclovia, asfalto, entre outras modificações.
A obra deverá seguir os projetos disponibilizados na licitação de Concorrência Pública n° 005/2024. O valor do investimento é de R$ 31.029.959,22, oriundos de contrato firmado pela Prefeitura de Londrina junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, mais recursos do Fundo Municipal de Saneamento.
Trânsito – A partir da entrega da ordem de serviço, a obra iniciará sua primeira etapa no trecho situado entre a secretaria da APUEL, seguindo até próximo do portão da Reitoria da UEL. Nesse intervalo, para condução das atividades, ficarão bloqueadas as entradas e saídas do campus em frente à Moradia Estudantil.
Dessa forma, moradores e comerciantes da rua Delaine Negro, ao lado do Campus Universitário, terão de utilizar as ruas Agostinho Hass e João Calvino para chegar e partir de seus destinos.
Também em função dos trabalhos na rua Constantino Pialarissi, o ponto de ônibus situado no trecho interditado, próximo à Pró-Reitoria de Graduação, deixará de ser atendido pela linha 315 – Colúmbia. Os passageiros que costumeiramente o utilizam terão de usar os pontos do Hospital de Clínicas ou da marginal da PR-445, sentido avenida Prefeito Faria Lima.
Já os coletivos que acessam a UEL não serão afetados, pois o perímetro bloqueado, por ora, não inclui a entrada na instituição na altura do Clínica Odontológica Universitária (COU).
Somente na segunda etapa da obra haverá bloqueio no trecho entre o portão da Reitoria até a rotatória da COU. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação irá pavimentar algumas ruas do entorno do Campus, como as vias Agostinho Hass e João Calvino, que servirão como alternativa para o deslocamento.