Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Dia D de combate à dengue na região do Jardim Sabará; confira

Agentes de endemias farão vistorias nos imóveis, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, e distribuirão sacos verdes para coletas de materiais que não têm utilidade
20 mar 2025 às 17:34
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

Nesta sexta-feira (21) e sábado (22), partir das 8h30, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mais um Dia D de combate à dengue, nas imediações do Jardim Sabará. O ponto de encontro para os participantes será em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sabará (Avenida Arthur Thomas, 2.390).


Durante a ação, os agentes de Combate às Endemias (ACEs) farão vistorias nos imóveis, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, os agentes distribuirão sacos verdes e auxiliarão os moradores na coleta de materiais que não têm utilidade e que podem se tornar criadouros do mosquito. Também serão realizadas orientações sobre o descarte correto desses materiais, reforçando a importância da colaboração da comunidade no combate à proliferação do vetor.


Nos dois dias da ação, os caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizarão a coleta dos materiais descartados pela população, garantindo a remoção adequada dos resíduos acumulados. A mobilização tem como objetivo intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue, contando com o engajamento dos moradores para reduzir a incidência da doença na região. A SMS ressalta que a participação de todos é fundamental para manter os bairros livres de criadouros do mosquito e proteger a saúde da comunidade.


A ação de recolhimento visa eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, portanto, serão recolhidos apenas materiais que podem acumular água, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas, calhas, e outros recipientes similares. Não serão recolhidos entulhos de construção, podas de árvores e jardins, móveis e eletrodomésticos, e outros materiais que não representem risco de proliferação do mosquito.


Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, o Jardim Sabará foi escolhido para receber o Dia D de combate à dengue devido ao aumento significativo no número de notificações de casos suspeitos na região nas últimas semanas. “A análise epidemiológica, baseada nos dados de vigilância em saúde e no mapeamento das áreas mais afetadas, indicou que o bairro apresenta um elevado risco de transmissão da doença, tornando-se uma prioridade para as ações de controle do mosquito Aedes aegypti”, contou.

Outras notícias

Caso Icaraíma: corregedoria investiga policiais por suspeita de comunicação com suspeitos

CMEI do bairro Maria Luiza entra na fase final de obra e cadastro de crianças

Cascaveç trabalha na criação do Programa PRAMORAR para ampliar oferta de habitação


Ribas acrescentou que, além do crescimento no número de notificações, as inspeções realizadas pelas equipes de saúde apontaram a presença de muitos potenciais criadouros do mosquito, como recipientes que acumulam água parada em quintais. “O uso do mapa de calor também revelou que o Jardim Sabará está em uma zona onde o número de notificações vem aumentando. Diante desse cenário, a realização do Dia D no bairro é uma medida estratégica para reduzir rapidamente a população do mosquito, eliminando criadouros e impedindo a proliferação do vetor. A mobilização da comunidade é essencial para que as ações tenham efeito duradouro, garantindo que os esforços das equipes de saúde e dos órgãos municipais resultem na diminuição dos casos e na proteção da saúde da população”, frisou.


O Dia D faz parte da campanha “Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” que está em curso em Londrina, por meio da Secretaria de Saúde do Município, a fim de reduzir a incidência da dengue na cidade.  A campanha contém uma série de atividades preventivas, de monitoramento e de combate à doença.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Imagem de destaque

Homem é arremessado após ser atingido por carro em Londrina; motorista fugiu

Cidade

Acidente grave: caminhão capota e pega fogo na PR-444 em Arapongas

Cidade

Investimento de R$ 1 milhão em árvore de Natal alugada em Cascavel gera debate

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.