O prefeito eleito de Apucarana (PR), Rodolfo Mota (União Brasil), anunciou no final da tarde desta sexta-feira (06) o major da reserva da Polícia Militar (PM), Vilson Laurentino da Silva, como futuro secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. A pasta será criada no município a partir de 2025. Rodolfo Mota também anunciou o novo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) e outros nomes da área de segurança.
A relação foi divulgada durante solenidade na Sala das Cerejeiras, que fica no Cine Teatro Fênix. O novo comandante da Guarda Civil Municipal será o GCM Pablo Aparecido Rocha Pereira, que foi candidato a vereador com o nome "Pablo da Segurança" pelo Cidadania.
O subtenente da reserva da PM, Almir Antonio de Freitas, será o superintendente da nova Secretaria de Segurança, enquanto o GCM Zanon o diretor-administrativo e corregedor. Também foram anunciados o GCM Fábio, como diretor-operacional; o GCM Pereira como diretor-logístico; o GCM J. Cláudio como diretor da Ouvidoria e Trânsito; o GCM Peçanha como diretor de Ensino e C.C.O; o sargento da reserva do Exército Rodrigo Lemes como coordenador de Mobilidade Urbana, Transporte, Defesa Civil, Projetos e Estatística e o agente Felipe Augusto Rosa como diretor de Agentes de Trânsito.
O prefeito destacou que haverá um trabalho conjunto e integrado das forças de segurança em Apucarana, o que inclui a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, visando aumentar a sensação de segurança pública no município.
"Estamos felizes em anunciar a criação da Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. É uma secretaria nova, que tem a responsabilidade de, junto com a Polícia Civil e Militar, tornar a cidade mais segura e levar essa sensação à nossa comunidade. Temos uma equipe brilhante da Guarda Municipal e de agentes de trânsito, e vamos juntos congregar esforços para que Apucarana possa, de fato, se sentir segura", disse o prefeito eleito.
A criação da nova secretaria já passou pela Câmara de Apucarana. O projeto autorizativo, de autoria dos vereadores Tiago Cordeiro (PDT) e Mauro Bertoli (DC), foi aprovado em maio de 2023, abrindo caminho para a criação da nova pasta.
Rodolfo Mota prometeu ainda ampliar a autonomia da GCM. "A Guarda Municipal vai ter, a partir de agora, mais autonomia, recursos e projetos para poder aumentar o seu policiamento e cooperar com a PM no patrulhamento ostensivo, e ajudar e apoiar a Polícia Civil nas suas operações", disse. Ele também afirmou que os agentes de trânsito terão um papel mais amplo, com atuação em bloqueios e apoio aos órgãos de segurança pública.
O delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, esteve presente na solenidade. Além dele, acompanharam o anúncio os vereadores Moisés Tavares (PP), Gabriel Caldeira (União), Tiago Cordeiro (MDB) e o vereador e vice-prefeito eleito, Marcos da Vila Reis (PP).