Com o objetivo de ampliar a escolaridade da população londrinense, a Prefeitura divulga as vagas disponíveis para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é voltada ao público com 15 anos de idade ou mais, que não frequentou ou não pôde concluir o Ensino Fundamental I, que compreende turmas do 1º ao 5º ano.
Segundo o Censo 2022, o município apresentou uma taxa de analfabetismo de 2,8%, que representa cerca de 12.850 pessoas, sendo a maioria delas a partir dos 55 anos. Para acolher esse público, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferta a EJA em 38 escolas da rede municipal e dois Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), das regiões oeste e leste.
Atualmente, são 533 alunos matriculados e a expectativa da SME é ampliar esse número. Para a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, trata-se de um grande desafio para a atual gestão. “Já começamos esse ano fazendo ações, justamente para seguir a deliberação de janeiro de 2023, porque o nosso objetivo é justamente trazer esses alunos para as unidades escolares. São jovens e adultos que, muitas vezes, não tiveram oportunidade, tiveram que trabalhar cedo, e muitos deles não sabem ler ou escrever, muito menos assinar o seu nome. Alguns acabam até assinando com o polegar. Então, essa mobilização é justamente para trazer esses alunos que, independentemente da idade, precisam ter a oportunidade de conhecer, ver e ler o mundo da forma que todos conseguem ver, através da leitura e da escrita”, afirmou.
Costa destacou que, nas turmas de Educação de Jovens e Adultos, todos tiveram em sua história um momento em que pararam de frequentar a escola, tendo que interromper os estudos. “Agora, na fase adulta, é oferecida uma educação inclusiva, equitativa, que envolve professores e a escola como um todo, para que nenhuma pessoa fique sem ler e escrever. E esse é o nosso maior sonho, que esse Pacto Nacional de Alfabetização possa ser uma superação do analfabetismo e a qualificação dos jovens e adultos. E é uma proposta em que todos ganham, principalmente a cidade de Londrina”, disse.
A lista com as unidades que ofertam a EJA inclui escolas da zona rural e urbana da cidade. Os endereços podem ser conferidos na página da SME no Portal da Prefeitura. Quem tiver interesse em se matricular, pode comparecer diretamente na unidade mais próxima de sua residência tendo em mãos os documentos pessoais, ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelos telefones 3375-0101 ou 3375-0022.
Todos os alunos matriculados na EJA recebem um kit de material escolar básico, com cadernos, lápis, estojo e bolsa, e também o uniforme da rede municipal de ensino. Na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, que fica na Rua Luiz Brugin, 775, a turma da professora Ana Lucia Lalau Hoda só tem elogios para a professora e demais integrantes da equipe escolar.