Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Secretaria de Saúde de Londrina afirma que está zerando a fila de exames de tomografia

Demanda atual de quase 1,4 mil exames de tomografia represados estará 100% solucionada pela Prefeitura em maio deste ano
25 abr 2025 às 19:30
Por: Assessoria de Imprensa

Parte importante do novo programa da gestão 2025-2028 da Prefeitura de Londrina para a área da Saúde, o conjunto de ações voltadas à redução de filas de exames para apoio diagnóstico pendentes na rede municipal começam a surtir os primeiros efeitos substanciais. Dentre diferentes frentes de trabalho em andamento, a Secretaria Municipal de Saúde está conseguindo, em um período de apenas dois meses, zerar a fila de exames de tomografia solicitados por especialistas nos atendimentos eletivos.


A demanda represada, existente há anos, era de 600 exames quando a atual gestão assumiu. Em abril, outros 520 exames com pedidos represados nas unidades de saúde foram acrescidos ao montante, estendendo a fila para 1.120 pacientes em espera. Os pedidos, dentre os quais os mais antigos remetiam ao ano de 2022, provinham da Policlínica, Cismepar e hospitais terciários, conforme o fluxo básico de atendimentos dessa natureza. O problema agora foi sanado pela Saúde e quase 100% dos exames gerenciados pela Secretaria já foram agendados para serem realizados nos meses de abril e maio.


Essa conquista inicial foi possível graças à busca ativa de prestadores e um amplo trabalho de mutirão especializado contratado pela Prefeitura junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), dentro do planejamento conduzido pela atual secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó. As atividades são geridas pela Diretoria de Regulação e Atenção à Saúde (DRAS) e os exames são realizados na Clínica Ultramed e na Labimagem, contratadas para essa finalidade.


A viabilização ocorreu por meio de aditivo contratual, com recursos do Ministério da Saúde, para ampliar a oferta de exames de tomografia, aumentando a média que antes girava entre 25 e 30 exames por mês, para uma capacidade de até 830 pedidos por mês, conforme as demandas.


Nessa etapa do zeramento da fila de exames de tomografia, a única exceção, com solução já articulada, são 278 exames de tomografia que exigem procedimento de sedação aos pacientes, entre crianças, adultos e idosos. Um novo mutirão está organizado e a previsão é que atenda totalmente essa parcela até meados de maio, aproximadamente.

Outras notícias

Caso Icaraíma: corregedoria investiga policiais por suspeita de comunicação com suspeitos

CMEI do bairro Maria Luiza entra na fase final de obra e cadastro de crianças

Cascaveç trabalha na criação do Programa PRAMORAR para ampliar oferta de habitação


A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, destacou a missão de reorganização da demanda reprimida das filas e atendimentos relacionados a consultas e exames diagnósticos na rede municipal. Ela orienta que pacientes que possam ter seus pedidos extraviados pela lacuna do tempo de espera procurem sua Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a SMS para providências e agendamento.


“Essa fase inicial incluiu o diagnóstico desse quantitativo de pedidos pendentes, o que possibilitou à Secretaria fazer o planejamento para viabilizar o incremento da oferta, permitindo maior acesso e rapidez na realização dos exames. Iniciamos pelos exames básicos de apoio diagnóstico para podermos acessar, posteriormente, as especialidades. Existia uma fila significativa de raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, que, somados, totalizam aproximadamente 30 mil exames represados, disse.


Feijó acrescentou que, com a ampliação da oferta junto aos prestadores contratados, a previsão é que as filas de todo estes exames de imagem pendentes sejam solucionadas nos próximos meses. “Os de tomografia já estamos finalizando agora em maio, o que é uma grande notícia para Londrina. São exames que saem da gaveta e chegam à população, sendo que muitos pacientes aguardavam há anos por um simples exame, e isso não pode acontecer pois pode contribuir com agravamento de quadros clínicos. Nosso objetivo é também fazer o mesmo com as filas de consultas, cirurgias e outros procedimentos diagnósticos como endoscopia, colonoscopia e outros”, informou a titular da pasta.


Segundo a diretora de Regulação de Atenção à Saúde, da SMS, Verônica Sanches, a gestão do prefeito Tiago Amaral tem assumido compromissos importantes que resultarão em mais saúde e bem-estar para a população, visando sempre otimizar os processos e agilizar o atendimento aos pacientes. “Essas ações integradas, por meio de mutirões, têm como objetivo principal ajudar o paciente que depende de um exame para fechamento de diagnóstico ou início de um tratamento adequado. O desafio é fazer contratações permanentes, dentro da viabilidade, e ir em busca de novas parcerias para manter a oferta necessária para atender os munícipes”, afirmou.


Sanches ainda reforçou que, a partir do agendamento dos exames, é importante que os pacientes compareçam à clínica no dia e horário indicados. “O sucesso desse trabalho também passa pela organização da logística de atendimentos, e o comparecimento das pessoas será muito importante para que elas consigam fazer seus exames e nós avançarmos nesse programa”, frisou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Imagem de destaque

Homem é arremessado após ser atingido por carro em Londrina; motorista fugiu

Cidade

Acidente grave: caminhão capota e pega fogo na PR-444 em Arapongas

Cidade

Investimento de R$ 1 milhão em árvore de Natal alugada em Cascavel gera debate

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.