Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Cascavel e região

Volta de cobrança de pedágio em Nova Laranjeiras preocupa moradores

24 mar 2025 às 12:50
Por: Portal Tarobá

A possível volta da cobrança do pedágio entre Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul tem gerado grande preocupação entre os moradores da região, que dependem diariamente do trecho para trabalhar e realizar outras atividades essenciais. A cobrança, que estava desativada desde dezembro de 2021, quando a concessão das empresas responsáveis pelo pedágio no Paraná chegou ao fim, está prevista para ser retomada, e a expectativa está causando apreensão.


Leomar, professor que reside em Nova Laranjeiras e dá aulas em Laranjeiras do Sul, é um dos que enfrentam esse problema. Ele precisa atravessar o pedágio todos os dias e, segundo ele, o valor pago anteriormente já era um peso no orçamento da família. Agora, com a volta da cobrança, ele teme o impacto financeiro. Para ele e muitos outros moradores, o alívio que a isenção trouxe nos últimos anos foi significativo, especialmente para quem precisa fazer deslocamentos frequentes entre as cidades, seja para o trabalho, atendimentos bancários ou na Justiça Eleitoral.


Com o receio de que a cobrança retorne sem qualquer tipo de desconto ou isenção, os moradores começaram a mobilização por uma negociação entre a concessionária e a Prefeitura de Nova Laranjeiras, solicitando a isenção total ou a redução da tarifa. A demanda ganhou força na Câmara de Vereadores, que iniciou um abaixo-assinado com o objetivo de reunir 3 mil assinaturas para pressionar as autoridades a atenderem o pedido da população.


Em 2011, uma medida já havia garantido que os moradores da região pagassem metade da tarifa, com uma redução de 50%, o que trouxe certo alívio para os orçamentos. Maicon, que trabalha na produção rural na Linha Concórdia, próximo ao pedágio, também se preocupa com a volta da cobrança. Ele afirma que, para sua família, o valor da tarifa afeta diretamente o orçamento, já que ele precisa passar pelo pedágio diariamente para entregar os produtos agrícolas.


A mobilização tem ganhado adesão. Até o momento, mais de 500 pessoas já assinaram o abaixo-assinado, e o objetivo é alcançar as 3 mil assinaturas nos próximos 20 dias. Os moradores acreditam que, com o apoio de mais pessoas, a mobilização poderá beneficiar toda a população da região.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Sorveteria destruída por enxurrada em Apucarana foi inaugurada há uma semana

Cidade
Imagem de destaque

Homem com mais de 40 boletins de ocorrência é preso novamente no Centro de Londrina

Cidade

Mulher suspeita de coautoria em assassinato brutal presta depoimento à polícia

Cidade

Prefeitura envia projeto de lei à Câmara para atualizar Estatuto dos Servidores Municipais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem investigado por mortes de avó e neta é espancado por populares em Jataizinho

Cidade
Londrina e região

Jovem de Apucarana flagrado sentado na janela de prédio morre após cair em cachoeira

Cidade
Cascavel e região

Assassinato brutal: mulher que acompanhava Ivanildo dos Santos é considerada coautora

Cidade
Cascavel e região

Polícia Civil investiga motivação do assassinato de Luís Lourenço em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Condutor em alta velocidade atinge motociclista e abandona vítima inconsciente em Londrina

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 5 | Kely Boaro | Vozes Femininas

Imagem de destaque

Podcast Falando de Gestão | EP 3 | Inteligência Emocional no Trabalho

Imagem de destaque

Podcast Pod Tah | EP 3 | Micheli Pessoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.