Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Após 4 quedas seguidas, Ibovespa sobe 1,13% com exterior e política

10 jul 2017 às 18:30
Por: Estadão Conteúdo

Depois de quatro quedas consecutivas na última semana, o Índice Bovespa teve uma sessão de recuperação nesta segunda-feira, 10, e fechou com ganho de 1,13%, aos 63.025,46 pontos. O desempenho positivo teve como principal referência o cenário internacional, com alta de commodities e das bolsas de Nova York. Mas também contou com fatores domésticos, como expectativa de aprovação da reforma trabalhista e até mesmo a assimilação de um eventual cenário que tenha Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente. Apesar da alta significativa das ações, o volume de negócios com ações na B3 somou R$ 5,5 bilhões, o que evidencia um mercado ainda retraído.

A principal expectativa do dia girou em torno da leitura do parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República, que acusa o presidente Michel Temer de corrupção passiva. A poucos minutos do encerramento dos negócios na bolsa, Zveiter confirmou o que já se esperava e revelou um parecer favorável à admissibilidade da ação. Ao longo do dia, o governo continuou a trabalhar na tentativa de barrar a abertura da investigação. Integrante da base de apoio, o PR já trocou quatro dos seus cinco membros que eram titulares na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A confirmação não chegou a gerar impacto significativo no desempenho do Ibovespa, que já operava em alta desde a abertura e atingiu a máxima do dia no período da tarde, aos 63.135,39 pontos (+1,30%). Das 59 ações da carteira teórica do índice, apenas 6 terminaram o dia em baixa. Os preços de referência do minério de ferro subiram e o petróleo firmou-se em alta após um período de instabilidade. Com isso, as ações da Vale tiveram ganhos de 2,84% (ON) e de 2,18% (PNA), enquanto as da Petrobras avançaram 0,16% (ON) e 0,42% (PN).

"As ações subiram principalmente com o cenário internacional, mas a alta também mostrou um mercado comprado na ideia de Rodrigo Maia como presidente, pelo bem das reformas", disse Luís Gustavo Pereira, estrategista da Guide Investimentos. Segundo o profissional, o mercado passou nos últimos dias a enxergar a possibilidade de "algum desenvolvimento" na reforma da Previdência, que muitos já imaginavam de difícil evolução na atual gestão.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

Economia
Imagem de destaque

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Economia

BC mantém a Selic a 15%, o maior patamar em quase 20 anos

Economia

Beneficiários com NIS final 1 recebem Auxílio Gás nesta quarta-feira

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.