Todos os locais
Todos os locais
Economia

Após 4 quedas seguidas, Ibovespa sobe 1,13% com exterior e política

10 jul 2017 às 18:30
Por: Estadão Conteúdo

Depois de quatro quedas consecutivas na última semana, o Índice Bovespa teve uma sessão de recuperação nesta segunda-feira, 10, e fechou com ganho de 1,13%, aos 63.025,46 pontos. O desempenho positivo teve como principal referência o cenário internacional, com alta de commodities e das bolsas de Nova York. Mas também contou com fatores domésticos, como expectativa de aprovação da reforma trabalhista e até mesmo a assimilação de um eventual cenário que tenha Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente. Apesar da alta significativa das ações, o volume de negócios com ações na B3 somou R$ 5,5 bilhões, o que evidencia um mercado ainda retraído.

A principal expectativa do dia girou em torno da leitura do parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República, que acusa o presidente Michel Temer de corrupção passiva. A poucos minutos do encerramento dos negócios na bolsa, Zveiter confirmou o que já se esperava e revelou um parecer favorável à admissibilidade da ação. Ao longo do dia, o governo continuou a trabalhar na tentativa de barrar a abertura da investigação. Integrante da base de apoio, o PR já trocou quatro dos seus cinco membros que eram titulares na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A confirmação não chegou a gerar impacto significativo no desempenho do Ibovespa, que já operava em alta desde a abertura e atingiu a máxima do dia no período da tarde, aos 63.135,39 pontos (+1,30%). Das 59 ações da carteira teórica do índice, apenas 6 terminaram o dia em baixa. Os preços de referência do minério de ferro subiram e o petróleo firmou-se em alta após um período de instabilidade. Com isso, as ações da Vale tiveram ganhos de 2,84% (ON) e de 2,18% (PNA), enquanto as da Petrobras avançaram 0,16% (ON) e 0,42% (PN).

"As ações subiram principalmente com o cenário internacional, mas a alta também mostrou um mercado comprado na ideia de Rodrigo Maia como presidente, pelo bem das reformas", disse Luís Gustavo Pereira, estrategista da Guide Investimentos. Segundo o profissional, o mercado passou nos últimos dias a enxergar a possibilidade de "algum desenvolvimento" na reforma da Previdência, que muitos já imaginavam de difícil evolução na atual gestão.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Após repercussão negativa e fake news, governo revoga mudanças no Pix

Economia
Imagem de destaque

Primeira poupança do Pé-de-Meia do ensino médio será paga em fevereiro

Economia

Dólar cai para R$ 6,04 com inflação moderada nos EUA

Economia

Aluguel subiu 13,5% em 2024; veja quais capitais têm preço mais alto

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Idoso de Ibiporã desaparecido é encontrado morto em mata de São Jerônimo da Serra

Cidade
Londrina e região

MP pede explicações à Prefeitura de Londrina sobre operação que fiscaliza andarilhos

Cidade
Cascavel e região

Jovem morta com tiro na cabeça é identificada como Aline de Melo Canhet

Cidade
Londrina e região

ExpoLondrina 2025 divulga primeiros shows e inicia venda de ingressos; veja valores

Cidade
Londrina e região

Dois homens morrem em confronto com a Polícia Militar na Estrada das Três Figueiras

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.