Todos os locais
Todos os locais
Economia

Após fechar lojas, Habib's volta a crescer e reforça delivery

04 set 2019 às 06:21
Por: Estadão Conteúdo

O Habibs aposta na força do consumo de seus produtos na casa dos clientes para turbinar seu crescimento após uma fase em que teve de fechar lojas e enfrentou processos tributários milionários. A rede fechou o ano passado com 540 unidades - não muito mais do que em 2014, considerado o marco inicial da crise econômica. Em 2019, porém, além de acelerar inaugurações - com 20 novos Habibs e 100 Ragazzo -, a empresa também está reformando boa parte de seus pontos de venda para melhorar o atendimento de delivery.

Essa estratégia tem razão de ser: hoje, do total das vendas do Habibs, 46% têm consumo concentrado fora da loja, vindo do delivery e também do pick-up - quando o consumidor vai até a loja e leva o produto para consumir em casa (há dois anos, esse índice era de 17%). Para agilizar o serviço, a companhia está implantando um sistema de drive-thru duplo: um para atender quem faz o pedido na hora e outro para os que já escolheram pelo aplicativo da rede ou pelo iFood. A mesma lógica será aplicada em balcões separados para quem chega à loja a pé.

De acordo com Alberto Saraiva, fundador da rede Habibs, é necessário facilitar a vida de quem vai até a loja porque, para o cliente do Habibs, a taxa do delivery pode ser um inibidor de consumo, pois pode representar facilmente 20% do valor total da compra. "Não que a taxa que cobramos seja alta, mas como aqui a pessoa leva dez esfihas por R$ 12, ela fica desproporcional em certos casos."

Hoje, 262 unidades Habibs e Ragazzo têm drive-thru, que deverão sofrer diferentes tipos de alterações. Já nos próximos meses, a meta é estender o pick-up para 360 unidades.

A pressão por mudanças também vem da concorrência, afirma o consultor Sérgio Molinari, da Food Consulting. Segundo ele, redes estrangeiras fizeram um trabalho competente para proteger e até ganhar mercado na crise. As promoções de McDonalds e Burger King, que passaram a oferecer sanduíches a cerca de R$ 8, tiveram boa aceitação. "Além disso, essas redes têm capital farto para financiar a expansão", lembra. O Burger King, por exemplo, vem abrindo cerca de cem lojas por ano.

Outras notícias

Haddad diz que alternativa ao aumento do IOF pode ser antecipada

Petrobras reduz em 5,6% preço de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira

Junho começa com a conta de luz mais cara pela bandeira vermelha; entenda

Olhando o portfólio do Habibs, Molinari considera que a proposta mais forte de expansão é o Ragazzo, de comida italiana. Para o especialista, o interesse do consumidor brasileiro por comida árabe é limitado. Já os pratos do Ragazzo têm mais aderência ao paladar nacional: "E essa experiência de restaurante, a um preço bem baixo, é uma oferta interessante para o cliente."

Processos tributários. Além de ter enfrentado a crise econômica, como o resto do mercado, o Habibs também teve de perder tempo para responder a processos tributários milionários que enfrentou em Estados como Minas Gerais e São Paulo, a partir do fim de 2014.

Saraiva diz ter feito alguns acordos com a Justiça e considera a questão "fechada", embora a rede ainda questione multas. "O processo em si encerrou. Ficaram algumas multas que estão sendo questionadas. Aquelas que a gente achou que deveria pagar, já pagamos."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Educação e Banco Central são preservados de cortes no Orçamento

Economia
Imagem de destaque

Envios de declarações do IR ficam abaixo de expectativa

Economia

Moody’s reduz perspectiva para nota da dívida do governo brasileiro

Economia

Brasil fica em 2º lugar em ranking de países de crescimento do PIB

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem encontrado morto em pedreira da zona leste de Londrina é identificado no IML

Cidade
Brasil

Prefeitura de Londrina decreta luto oficial por médico cofundador do Samu em Londrina

Cidade
Londrina e região

Empreendedora de Londrina transforma um simples acessório em um negócio milionário

Brasil
Brasil

Mulher é morta a facadas enquanto almoçava em centro comercial de Jundiaí (SP)

Cidade
Londrina e região

Prefeitura aluga Mater Dei por R$ 89 mil e anuncia transferência de UPA Jardim do Sol

Podcasts

Podcast Negócios à Parte | EP 8 | Capacitação Antes de Empreender | Henrique Gambaro

Podcast Eleva+ Cast | EP 4 | Excelência em Limpeza Profissional | Casa da Limpeza

PodCast Linha de Frente | EP 03 | André Consentino - Sr. Churrasco

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.