Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Brasil

Pré-temporada da F1 tem McLaren forte e Aston Martin em apuros; veja resumo

Lance Stroll e Fernando Alonso foram os pilotos que menos andaram ao longo de seis dias de atividades
21 fev 2026 às 10:30
Por: Band
Hamad I Mohammed/Reuters

A pré-temporada 2026 da Fórmula 1 foi marcada pela incerteza. Mais do que nos outros anos, pilotos e equipes foram à pista do Circuito de Sakhir em duas janelas – 11 a 13 de fevereiro e 18 a 20 de fevereiro – para quebrar a cabeça em busca de soluções.


A adoção de um novo regulamento trouxe à F1 uma nova configuração de unidades de potência, com mais foco na recuperação de energia elétrica. Resultado: os pilotos reclamaram dos cálculos que precisam ser feitos ao longo das voltas, e a própria FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já informou que recolherá opiniões para propor eventuais mudanças antes do Grande Prêmio da Austrália que abre a temporada, em março.


Mas não foi só isso. Os testes ainda serviram para as equipes colocarem em ação a Aerodinâmica Ativa, que substitui o DRS. A Ferrari chamou a atenção com uma asa traseira giratória, mas não foi a única equipe a testar mudanças – a Audi analisou novos sidepods e a Cadillac mudou o resfriamento do motor, entre outras.

Outras notícias

Defensoras brilham e Flamengo vence Bragantino no Brasileiro Feminino

Palmeiras deve estrear Jhon Arias em decisão de vaga contra Capivariano

Surfe terá menos vagas olímpicas via WSL nos Jogos de Los Angeles


Mas o que se viu dos testes? Quem começa a temporada em alta? Quem chega com problemas? Confira o resumo da pré-temporada:


McLaren foi que mais andou


Entre as 11 equipes do grid, quem mais andou foi a McLaren, que contabilizou 817 voltas ao longo dos seis dias de testes. A Williams também se mostrou confiável para o começo do campeonato, somando 790 voltas nas duas janelas de testes.

Oscar Piastri foi quem deu mais voltas

Não por acaso, Oscar Piastri foi quem mais deu voltas, somando 437 em cinco dos seis dias. George Russell (423 voltas), Charles Leclerc (420), Carlos Sainz (410) e Max Verstappen (401) também não decepcionaram.


Arvid Lindblad, o maratonista

O estreante Arvid Lindblad merece destaque. Entre os 22 pilotos do grid, nenhum deu tantas voltas em um só dia quanto o britânico da Racing Bulls, que somou 165 voltas nos dois turnos do dia 20 de fevereiro. Oscar Piastri ficou no quase, mas somou “apenas” 161 voltas nos dois turnos do dia 13.

Aston Martin acende o alerta

Quem termina a pré-temporada em situação mais preocupante é a Aston Martin, que foi a equipe com menos voltas: 334 nos seis dias, média de 55,6 por dia. Para efeito de comparação, 14 pilotos tiveram individualmente mais voltas que a dupla da equipe, cujo modelo AMR26 é o primeiro desenhado por Adrian Newey desde a saída da Red Bull.

Stroll e Alonso na rabeira

Não por acaso, Lance Stroll e Fernando Alonso foram os pilotos com menos voltas durante os seis dias no Bahrein. O canadense somou apenas 140 voltas em quatro dias, dando apenas seis voltas no dia 20; já o espanhol andou três dias e somou 194 voltas. Os dois titulares da Aston Martin foram os únicos pilotos a darem menos de 200 voltas cada ao longo de toda a pré-temporada.


Como foi Gabriel Bortoleto?

O brasileiro da Audi teve desempenho discreto ao longo da pré-temporada. Andou os seis dias, totalizando 346 voltas. O desempenho mais durável veio nos dias 18 e 20, com 71 voltas cada. O dia mais problemático foi 19 de fevereiro, com apenas 29 voltas. Foi sexto no dia 12, sétimo no dia 20 e décimo no dia 18.

Como foi a pré-temporada da Cadillac?

A estreante Cadillac teve um desempenho apagado na pré-temporada. Foram 586 voltas, sendo 302 de Sergio Pérez e 284 de Valtteri Bottas – ambos marcaram presença em todos os seis dias. O melhor resultado individual veio em 12 de fevereiro, quando Bottas foi o oitavo colocado entre os 15 pilotos do dia. Em geral, porém, o time norte-americano andou sempre entre os últimos colocados, e não deve começar 2026 brigando por pontos.


Melhores tempos

Os melhores tempos da pré-temporada foram melhorando dia a dia. Em 11 de fevereiro, Lando Norris liderou a tabela com 1:34.669. No dia 20, Charles Leclerc foi o mais rápido com 1:31.992 – não apenas o melhor tempo de todos os dias de testes, como ainda o único piloto a andar abaixo de 1:32.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Bortoleto elogia progresso da Audi na F1 e se diz ansioso para temporada

Esportes
Imagem de destaque

Filipe Luís se explica após fala sobre Vini Jr e repudia racismo

Esportes

São Paulo renova contrato de Luciano até 2028, e atacante se manifesta

Esportes

Unicesumar renova patrocínio ao Londrina EC e amplia apoio ao esporte

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Adolescente pede ajuda após ameaças e agressões dentro de casa em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Homem é esfaqueado após ter sido flagrado com esposa de outro dentro de carro na ZL

Cidade
Londrina e região

Família denuncia HU de Londrina por suposta negligência após cirurgia de jovem

Cidade
Londrina e região

Prefeitura prepara plano inédito para população em situação de rua em Londrina

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta é preso após invadir Prefeitura de Cambé durante protesto

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 9 | Os Bastidores do Mundo da Música | Orlando Baron

Podcast Arte do Sabor | EP 12 | Como harmonizar com azeite? | Flávio Fontana

Podcast Café Com Edu Granado | EP 53 | A Nobreza da Advocacia | Victor Rocha

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.