Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

102 policiais militares concluem o Curso de Formação de Oficiais

Com carga horária de 3.780 horas-aula, o CFO preparou os aspirantes nas áreas técnica e operacional, e também os moldou como líderes.
10 dez 2024 às 17:13
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: Sd. Mauro Berg/PMPR

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, foi palco da cerimônia de formatura da Turma Aspirantes 2024, batizada como Turma Coronel PM Carlos Octávio Valente Aymoré, na noite da última sexta-feira (06). Ao todo, 102 policiais militares concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO), encerrando três anos de preparação.  


O evento teve início com a entrada dos formandos que, pela última vez como cadetes, entoaram a canção da APMG. Um dos momentos mais simbólicos foi a devolução do Espadim Tiradentes, que representa o compromisso assumido no início da jornada, em fevereiro de 2022.  


Com carga horária de 3.780 horas-aula, o CFO preparou os aspirantes nas áreas técnica e operacional, e também os moldou como líderes. A espada, entregue durante a solenidade, simboliza essa responsabilidade, reforçando que a liderança no contexto militar é sinônimo de decisão, comando e proteção da sociedade. 


Além disso, a cerimônia destacou o cadete que alcançou a primeira colocação geral, conduzindo o grupo durante os atos protocolares, em reconhecimento à sua dedicação e desempenho.  


Durante a formatura dos Aspirantes 2024, ocorreu o momento de entrega da espada. A espada, além de um elemento tradicional das forças militares, carrega um simbolismo: é a representação da autoridade, do poder e da responsabilidade que cada novo oficial assume ao ingressar na carreira. A entrega desse símbolo marca o reconhecimento da prontidão dos formandos para assumir seus papéis como oficiais da Polícia Militar do Paraná (PMPR).  

Outras notícias

Deputados aprovam isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas no Paraná

Devendo para traficantes, homem é preso após ‘penhorar’ esposa em biqueira

Para fugir das dívidas: Procon-PR organiza mutirão Renegocia na próxima semana


Segundo a PMPR, receber a espada é um compromisso com a missão de comandar, guiar e, sobretudo, garantir a proteção da sociedade em situações desafiadoras e decisivas.


O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, parabenizou os novos aspirantes e ressaltou a sua importância dentro da PMPR.  "Hoje celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma jornada de compromisso com a segurança pública e a sociedade paranaense. A formatura da Turma Aspirantes 2024 é um marco importante, fruto de três anos de esforço, aprendizado e superação, a espada que cada um de vocês recebeu não é apenas um símbolo; é a representação do peso das decisões que precisarão tomar ao longo da carreira. Liderar é uma responsabilidade imensa, e cada um de vocês está sendo preparado para isso. Que a dedicação e o espírito de serviço que os trouxeram até aqui sejam o alicerce de suas futuras conquistas. A Polícia Militar do Paraná confia em vocês para honrar essa farda e proteger a nossa sociedade com coragem e justiça", disse. 


A solenidade se encerrou com a tradicional saudação aos aspirantes, que agora seguem para suas funções nas unidades da PMPR em todo o estado, prontos para contribuir com a segurança pública do Paraná.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Paraná
Imagem de destaque

Ratinho Junior inaugura a duplicação da rodovia de acesso a Campo Mourão

Paraná

Entidades de 29 municípios são sorteadas com R$ 5 mil no programa Nota Paraná

Paraná

Governo do Paraná vence prêmio nacional de transformação digital

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher invade motel e afirma ter matado o marido; funcionários ficam assustados

Cidade
Londrina e região

Imóvel do antigo Planet Shopping, na zona norte de Londrina, começa a ser demolido

Cidade
Londrina e região

Vítima de acidente fatal envolvendo motocicletas e carro no distrito de São Luiz tinha 52 anos

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em acidente no distrito de São Luiz; chovia forte no momento da batida

Cidade
Londrina e região

Mulher morre e homem fica ferido em acidente com motocicleta em Rolândia

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.