Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Alunos da rede estadual conquistam 187 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

05 ago 2021 às 17:43
Por: Agência Estadual de Notícias

Em meio ao clima olímpico, 187 estudantes da rede pública estadual também sentiram o gosto de ter seu mérito premiado ao conquistarem medalhas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Ao todo foram 79 medalhas de ouro, 79 de prata e 29 de bronze de 54 diferentes instituições estaduais em 38 municípios.

Quatro colégios, por exemplo, conquistaram mais de 10 medalhas cada um, três da Polícia Militar: de Cornélio Procópio (24), Curitiba (16) e Londrina (14), e a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, de Irati (13).

As provas da olimpíada foram realizadas no fim de maio em quatro níveis: do 1º ao 3º, do 4º e 5º, e do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, além do ensino médio, sendo os últimos dois aplicados na rede estadual de ensino. Não era permitida a consulta a materiais físicos, internet ou pessoas, mas era possível usar calculadora.

Os conteúdos variaram dependendo do nível, mas abordaram a lei da gravitação universal, leis de Kepler, Hubble, a origem do universo e história da Astronomia, o sistema solar, corpos celestes e demais fenômenos físicos e químicos, além da parte  aeronáutica, que tinha temas como a exploração de Marte, a importância de um programa espacial nacional, o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio, sondas, telescópios e foguetes espaciais, entre outros temas.

Outras notícias

Paraná lidera ranking nacional de cyberbullying em 2024

Sistema FAEP pede transparência na compra de terras no Oeste do PR pela Itaipu

14 trabalhadores são resgatados de trabalho análogo à escravidão em Perobal

Uma das medalhas de ouro foi para Erán Martinez Ramos, do 9º ano do Colégio Estadual do Paraná. O estudante, aliás, repetiu o ouro conquistado na 23ª OBA. Na sexta-feira passada (30), quando a OBA liberou os resultados deste ano, ele foi homenageado pelos resultados do ano passado. Desde o 6º ano ele frequenta o Observatório Astronômico do CEP, junto com seus familiares, que fazem parte do Cacep, o Clube de Astronomia do Colégio Estadual. "Estou muito feliz, pois desejo ser astronauta e astrônomo", disse o estudante, que também foi medalhista de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2020.

Outro ouro foi para Marcos Henrique Santiago Celestino, estudante do 8º ano na Escola Estadual Princesa Izabel e da sala de altas habilidades do Colégio Estadual Igléa Grollmann, ambos de Cianorte, no Noroeste. O adolescente de treze anos faz parte dos cerca de 1,5 mil estudantes atendidos pelo Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH) no Estado. “Esta foi a primeira de muitas que virão”, garante a professora de altas habilidades, Romilda Borges Martins.

OBA - A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no Exterior, desde que por escolas de língua portuguesa. Devido à pandemia, a OBA foi realizada tanto na forma presencial na escola quanto virtualmente.

Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, entre outras instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

CRITÉRIO - Como critério de premiação, as medalhas de ouro foram para alunos do 6º ao 9º anos (nível 3), conferidas a quem obteve nota igual ou superior a 8,20; as de prata para nota igual ou superior a 7,60 e menor que 8,20, e as de bronze para nota igual ou superior a 7,40 e menor que 7,60. Já o intervalo de notas para as medalhas do ensino médio (nível 4) era igual ou superior a 8,00; igual ou superior a 7,60 e menor que 8,00 e igual ou superior a 7,40 e menor que 7,60.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Acidente entre caminhonete e ônibus da saúde deixa dois feridos graves na BR-277 em Prudentópolis

Paraná
Imagem de destaque

Mulher morre e homem fica ferido após batida entre carro e caminhão na BR-116, em Antonina

Paraná

PCPR deflagra operação contra grupo investigado por comércio ilegal de armas

Paraná

Paraná tem queda nos homicídios e roubos e se destaca em ranking nacional de segurança

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre voltando do trabalho após bater de frente com carro em Lerroville

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 47 anos morre após ser atingida na traseira por veículo na PR-445

Brasil e mundo
Londrina e região

Criadora de conteúdo adulto tem carro pichado na porta de casa: “foto nua não é trabalho”

Cidade
Londrina e região

Idoso de 86 anos é morto com facada; enteada de 16 anos fugiu com companheiro

Brasil e mundo
Mundo

Avião comercial com 49 pessoas cai; agência diz que não há sobreviventes

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 22 | Empreendedorismo Feminino | Kelly Kris

Podcast Falando de Gestão | EP 20 | Superação e empreendedorismo | Lucas Olivetti

Podcast Pod Tah | EP 20 | Nutrição, Saúde e Bem-Estar | Guilherme Gorini

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.