Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Aposentados e pensionistas do Estado devem fazer recadastramento obrigatório na Paranaprevidência

a não realização da atualização cadastral implica no bloqueio dos pagamentos até a regularização da situação
10 jan 2025 às 14:33
Por: Agência Estadual de Notícias

Os mais de 130 mil aposentados e pensionistas da Paranaprevidência precisam fazer o recadastramento obrigatório este ano.


Iniciada no último dia primeiro, a atualização cadastral de 2025 está aberta a todos os aposentados e pensionistas, e tem como prazo limite para sua realização o mês de nascimento dos beneficiários. A única exceção é para os nascidos em janeiro, que poderão realizar o processo até o final de fevereiro.


O diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, explica que a adoção deste modelo visa facilitar a atualização do cadastro pelos beneficiários. “Nós percebemos em 2023, quando realizamos o recadastramento anterior, que estender a todos o prazo até o dia 31 de dezembro implica em um maior número de aposentados e pensionistas deixando para a última hora”, afirma.


 “Com o recadastramento obedecendo ao limite de prazo no mês de nascimento, acreditamos que no final do ano teremos uma adesão ainda maior dos nossos beneficiários a esta que é uma obrigação exigida por lei”, completa.


No entanto, ele reforça que o calendário de aniversário não impede que todos os beneficiários façam o recadastramento com antecedência.

Outras notícias

Polícia prende em flagrante dupla envolvida em roubo de carga milionária de azeite de oliva

Após usar remédio caseiro para dores abdominais, homem morre em Laranjal

Turistas viajam milhares de quilômetros para curtir praias de água doce no Noroeste do Paraná


Vidigal explica ainda que, a exemplo do anterior, o recadastramento deste ano está sendo feito todo em formato digital, o que desobriga o comparecimento presencial à Instituição ou aos postos de atendimento em todo o Estado. “O nosso aplicativo e o nosso site são maneiras seguras para que os beneficiários atualizem suas informações com agilidade”, declara.


Além disso, ele esclarece que a não realização da atualização cadastral implica no bloqueio dos pagamentos até a regularização da situação.


O aplicativo da Paranaprevidência está disponível nas lojas de aplicativos Google Play (para Android) ou Apple Store (para IOS). O beneficiário deve, munido do CPF e da senha de acesso, proceder conforme as orientações que aparecerem na tela.


Outra forma de realizar o recadastramento é por meio do  na Área do Beneficiário. Neste mesmo endereço é possível conferir o calendário de recadastramentos.

Caso o beneficiário não lembre ou não tenha a senha, poderá redefini-la no próprio aplicativo. Após digitar o CPF, basta clicar no link em azul “Recuperar/Alterar senha”. O beneficiário receberá um e-mail ou uma mensagem em SMS com orientações para redefinição.


EXCEÇÃO – A exceção ao recadastramento fica por conta dos pensionistas universitários. Neste caso o procedimento também é feito exclusivamente no formato digital, mas duas vezes ao ano: em abril e agosto. Os períodos correspondem, respectivamente, ao primeiro e ao segundo semestre acadêmicos.

As informações acerca do recadastramento de pensionistas universitários estão na página da Paranaprevidência na Internetna área de Recadastramento e também no portal da Educação Previdenciária na área de Beneficiários.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF flagra caminhoneiro na direção por mais de 17 horas

Paraná
Imagem de destaque

Jovem paranaense morre em combate na Guerra da Ucrânia

Paraná

MP denuncia homem por tentativa de feminicídio após empurrar a sogra da escada

Paraná

Crânio humano é encontrado em lixeira em Francisco Beltrão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Idoso de Ibiporã desaparecido é encontrado morto em mata de São Jerônimo da Serra

Cidade
Londrina e região

MP pede explicações à Prefeitura de Londrina sobre operação que fiscaliza andarilhos

Cidade
Cascavel e região

Jovem morta com tiro na cabeça é identificada como Aline de Melo Canhet

Cidade
Londrina e região

ExpoLondrina 2025 divulga primeiros shows e inicia venda de ingressos; veja valores

Cidade
Londrina e região

Inmet divulga alerta de temporal para Londrina e outras cidades do Paraná

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.