Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Rede colaborativa de universidades oferece testes de detecção de metanol em bebidas

Na UFPR já foram realizados mais de 300 testes laboratoriais, todos com resultado negativo para contaminação por metanol
15 out 2025 às 08:40
Por: Agência Estadual de Notícias
Tarobá

Laboratórios das universidades do Paraná estão atuando na prevenção de intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas, por meio de análises realizadas no Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Ressonância Magnética Nuclear (RMN) — iniciativa fomentada pela Fundação Araucária, do Governo do Estado.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, já foram realizados mais de 300 testes laboratoriais em amostras da população, todos com resultado negativo para contaminação por metanol.


Também participam os laboratórios de Ressonância Magnética Nuclear das Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG), integrando a rede de pesquisa e inovação do NAPI.


Outras notícias

Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão nesta segunda-feira

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Jovem é preso após usar Pix para ameaçar de morte avós de ex no PR

O atendimento é gratuito e aberto à comunidade. Qualquer cidadão pode agendar o teste nas universidades participantes e levar amostras de bebidas para análise, com resultado imediato. “Somente realizando o teste químico podemos constatar a presença de metanol. Usamos espectrômetros de RMN, e o resultado sai em um minuto”, explica o professor da UFPR e articulador do NAPI RMN, Anderson Barison.


A análise é feita colocando 0,5 ml da bebida em um tubo de RMN, que gera um espectro de RMN, contendo informações sobre todas as substâncias presentes na amostra. Caso seja detectada contaminação, a Polícia Civil e a Polícia Federal são acionadas para garantir rastreamento e segurança pública.


Ciência a serviço da sociedade


O NAPI RMN, fomentado pela Fundação Araucária, atua com órgãos de controle, vigilância sanitária e forças de segurança, oferecendo análises que garantem autenticidade, pureza e qualidade de alimentos, bebidas, defensivos agrícolas e medicamentos.


Além de prevenir riscos à saúde, o NAPI combate falsificações, fortalece cadeias produtivas e garante que produtos seguros cheguem à população. Os laboratórios de ponta na UEM, UEL, UEPG e UFPR contam com equipamentos de alta precisão e pesquisadores especializados.


“O fomento da Fundação Araucária garante que todos os espectrômetros de RMN do Estado funcionem plenamente, devolvendo o investimento à população em serviços de alta qualidade”, afirma Barison.

Em situações de crise, como a pandemia de Covid-19 ou a intoxicação por metanol, o NAPI RMN oferece análises gratuitas, garantindo uso seguro de bebidas e sanitizantes.


“O NAPI Ressonância Magnética mostra como a ciência e a tecnologia geram benefícios diretos à população, impulsionando a economia e a inovação”, destaca Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária.


Sobre os NAPIs

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) são redes colaborativas de ciência, tecnologia e inovação, criadas pela Fundação Araucária e pela Seti Paraná, que articulam pesquisadores, universidades, empresas, órgãos públicos e sociedade civil em torno de desafios estratégicos do Estado.



Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

IBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País

Paraná
Imagem de destaque

PF deflagra Operação para desarticular grupos responsáveis por fraudes financeiras milionárias

Paraná

PRF apreende grande quantidade de maconha em Palmeira

Paraná

Foragido apontado como mandante de homicídio é preso em ação conjunta da polícia em Carambeí

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.