Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Para vice, projetos de lei afastam investimentos e trazem insegurança
13 fev 2026 às 10:34
Por: Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

Os projetos em tramitação no Congresso que preveem a quebra de patentes ou a prorrogação de patentes de medicamentos, como as chamadas canetas emagrecedoras, não contam com o apoio do governo federal. A posição foi reafirmada nesta quinta-feira (12) pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.


Segundo o vice-presidente, alterações nas regras de propriedade intelectual podem gerar insegurança jurídica e afastar investimentos no país. A declaração ocorreu após reunião com representantes da Interfarma, entidade que representa a indústria farmacêutica.


Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 68/26, que permite o licenciamento compulsório — na prática, a quebra de patentes — de medicamentos como Mounjaro e Zepbound, conhecidos como canetas emagrecedoras. O texto poderá ser votado diretamente no plenário.


“A nossa posição é contrária. Nós precisamos de inovação, de previsibilidade e de investimentos. Quando você quebra a patente, você cria insegurança jurídica e afasta investimento”, afirmou Geraldo Alckmin em entrevista coletiva.


Os medicamentos citados são indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. O projeto propõe alterar a legislação de propriedade intelectual para permitir a licença compulsória em situações de interesse público.

Outras notícias

Nomeado relator do caso Master, Mendonça se reúne com delegados da PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Fachin apresenta a ministros do STF relatório da PF sobre Toffoli


O vice-presidente também se posicionou contra propostas que defendem a prorrogação do prazo de patentes além do período previsto em lei. Para ele, essa extensão pode encarecer produtos, impactar o consumidor e prejudicar setores como saúde e agroindústria.


“Nem quebrar patente, nem prorrogar prazo além do previsto. Prorrogar encarece o produto para o consumidor e afeta setores como saúde e agro. Precisamos de regras estáveis”, declarou.


Alckmin destacou ainda a redução do prazo médio de análise de pedidos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Segundo ele, o tempo caiu de seis anos e dois meses, em janeiro de 2023, para quatro anos e quatro meses atualmente. A meta do governo é alcançar dois anos, padrão considerado internacional.


Carne e China


O vice-presidente também comentou a decisão da China de estabelecer uma cota anual de importação de carne de aproximadamente 1,1 milhão de toneladas. Em 2025, o Brasil exportou cerca de 1,7 milhão de toneladas ao mercado chinês.


De acordo com Alckmin, o governo brasileiro apresentou dois pedidos ao vice-presidente chinês, Han Zheng, por meio da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

O primeiro pedido é a retirada da nova cota para embarques realizados antes de 1º de janeiro de 2026. O segundo solicita que eventuais volumes não utilizados por outros países possam ser remanejados ao Brasil, ampliando a exportação de carne brasileira.


“A demanda por carne é grande. Se algum país não preencher a cota, queremos ocupar esse espaço”, afirmou.


O vice-presidente disse ainda que aguarda resposta das autoridades chinesas e classificou como positiva a retirada da carne brasileira da lista de produtos sujeitos a sobretaxa anunciada pelos Estados Unidos.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

'Debate de escala 6 por 1 é oportunismo eleitoral', diz presidente da CNI

Política
Imagem de destaque

Banco Master: Toffoli pede que PF envie dados de celulares apreendidos

Política

Órgãos públicos estaduais terão horários diferenciados no Carnaval; confira a lista

Política

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Indígena morre atropelado durante tentativa de saque à caminhão na BR-277 em Nova Laranjeiras

Cidade

Pesadelo na Cozinha: Chef Jacquin entrega restaurante transformado em Foz do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Mulher de 43 anos morre em acidente de motocicleta na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Recém-nascido é encontrado morto em saco plástico dentro de lago em Arapongas

Cidade
Londrina e região

Investigação de execução de empresário em Ibiporã revela envolvimento com agiotagem

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.