Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Alcolumbre: decisões do STF devem ser respeitadas, mas sem cerceamento

Câmara e Senado distribuem entre os partidos o comando das comissões
04 fev 2025 às 18:24
Por: Agência Brasil
Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defendeu que as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam acatadas, mas não quer “cerceamento” ao parlamento quanto à destinação de recursos do Orçamento da União. 


“A recente controvérsia sobre as emendas parlamentares ao orçamento ilustra a necessidade de respeito mútuo e diálogo comum. As decisões do Supremo Tribunal Federal devem sim ser respeitadas, mas é igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar, de representar os interesses do povo brasileiro, inclusive levando recursos e investimentos a todas as regiões do Brasil”, disse Alcolumbre no discurso de abertura do ano legislativo.


De acordo com o senador, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário não são adversários. “São pilares que sustentam a nossa nação. Conclamo a harmonia ao equilíbrio, pois somente assim resguardaremos os direitos e as prerrogativas constitucionais do Congresso Nacional.”


Alcolumbre promete “trabalhar em harmonia com o Executivo e o Judiciário”, mas pontua que “é essencial que cada Poder respeite suas funções e seus limites.” Segundo o senador, “o Congresso tem a sua autonomia e as suas prerrogativas.”


O presidente do Congresso Nacional defende um legislativo forte, autuante e, sobretudo, respeitado. “Um Congresso que fiscaliza, que propõe, que debate, que faz acontecer. Um legislativo forte é indispensável à estabilidade democrática.”

Outras notícias

Fux diz que Bolsonaro não sabia do plano Punhal Verde e Amarelo

Polônia pede ajuda à Otan e fala em 'risco de guerra' após abater drones russos

Alexandre de Moraes autoriza Bolsonaro a realizar procedimento médico


Trabalho conjunto 


Ao marcar posição, Davi Alcolumbre não deixou de pregar diálogo, união, pacificação, negociação, mediação, cordialidade e respeito mútuo.


Essa foi a tônica do discurso do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB). “O trabalho conjunto dos Três Poderes, independentes e harmônicos entre si, está no cerne do regime político do País, está no cerne da democracia que devemos todos venerar e defender”, disse Motta. 


Para o presidente da Câmara, “essa independência e essa harmonia pressupõem o desvelo obstinado no cumprimento das atribuições constitucionais e o respeito às competências dos demais Poderes, norteados sempre pelo interesse público.”


Em tom menos institucional do que de costume, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que os Poderes têm “conversa direta, aberta e franca de pessoas que se querem bem e que se ajudam e, quando eventualmente divergirem, vamos ser capazes de sentar numa mesa e institucionalmente absorvermos a divergência.”


Ele salientou que “mais do que a presença formal do presidente do Supremo aqui, na verdade está o compromisso do Poder Judiciário de sermos parceiros em tudo aquilo que, à luz da Constituição, seja bom para o Brasil.”


O Supremo Tribunal Federal declarou em 2022 a inconstitucionalidade do chamado orçamento secreto - a prática do Legislativo de destinar recursos públicos da União sem explicitar o parlamentar que apresenta a emenda e sem identificar a destinação. O relator de uma ação que questiona na Suprema Corte a modalidade de emendas, o ministro Flávio Dino, já suspendeu em mais de um momento o pagamento de emendas por causa da falta de transparência.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

CCJ ouve testemunhas e discute perda do mandato de Zambelli nesta quarta (10)

Política
Imagem de destaque

Fux abre divergência e diz que STF não é competente para julgar golpe

Política

Senador Flávio ataca Moraes após voto para condenar Bolsonaro

Brasil

Terceiro dia do julgamento de Bolsonaro tem votos de Moraes e Dino; veja como foi

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

PCPR conclui que PM agiu em legítima defesa ao atirar em lutador em briga de bar

Cidade
Londrina e região

Homem baleado em Londrina é encontrado morto em ribeirão após fugir para a mata

Cidade
Londrina e região

Delegacia de Homicídios investiga morte de Jhonatas Renan Costa na zona norte

Cidade
Londrina e região

Morador de Londrina ganha segundo maior prêmio de R$ 50 mil no Nota Paraná

Cidade
Cascavel e região

Homem acusado de estuprar menina de 8 anos no XIV de Novembro é recapturado em Cascavel

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 29 | Família, Fé, Aprendizado | Gerson Rodrigues

Podcast Falando de Gestão | EP 27 | O Perrengue de Ser Síndico | Renata Matoso

Podcast Pod Tah | EP 27 | Autoconhecimento, fé e trajetória | Edu Granado

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.