Política

Belinati confirma permanência de dois nomes no secretariado para 2021

31 dez 2020 às 11:53

Reeleito com mais de 175 mil votos, Marcelo Belinati (PP) inicia seu segundo mandato como prefeito de Londrina nesta sexta-feira (1º) e ainda não revelou a definição do secretariado. O chefe do executivo garantiu em entrevista à Tarobá a permanência de dois nomes. 

Maria Tereza Paschoal de Moraes vai continuar como secretária municipal de Educação. Em 2016, ela passou por um processo seletivo inédito realizado pela prefeitura para escolha da titular da pasta. Maria já tinha ocupado o cargo de secretária da Educação em Ourinhos (SP), entre 2013 e 2016. Chegou disputar o cargo de vice-prefeita da mesma cidade nas eleições de 2016, mas não conseguiu se eleger. Tem graduação em Direito e pós-graduação em Gestão Pública. 

Felippe Machado também continua no primeiro escalão da administração municipal, no comando da Secretaria Municipal de Saúde. Ele foi o segundo titular da pasta durante a gestão de Belinati, assumindo o cargo em março de 2017 após pedido de demissão de Luiz Soares Koury. O pedido da renúncia foi uma recomendação do Ministério Público. 

Machado é formado em Gestão Pública e havia ocupado cargos na secretaria antes de assumir a titularidade. Tinha trabalhado como coordenador de serviços ambulatoriais, assessor técnico-administrativo da diretoria de regulação e gerente de serviços ambulatoriais e de desenvolvimento de redes dos sistemas de saúde. Ganhou destaque na gestão da pasta durante a pandemia da Covid-19. 

Mudanças 
Belinati afirmou que terão mudanças para o próximo mandato, mas não revelou quais serão. "Durante a próxima semana estaremos divulgando a equipe completa. Serão algumas poucas mudanças, no sentido de remanejamento. Eventualmente, o secretário sai de uma pasta e vai para outra função. Enfim, alguns remanejamentos ocorrerão", disse.