Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

Em ato na Avenida Paulista, Bolsonaro volta a atacar STF

Bolsonaro defende anistia aos presos de 8/1 em ato na Paulista. Com apoio de governadores, critica o STF e nega plano de fuga após virar réu por suposta tentativa de golpe de Estado.
07 abr 2025 às 09:36
Por: Band
Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender a anistia aos presos de 8 de janeiro de 2023, em um novo ato para apoiadores, dessa vez, na Avenida Paulista em São Paulo. Além de parlamentares da oposição e governadores, estiveram presentes a mãe e a irmã da cabeleireira Débora Rodrigues, ré acusada por participar dos ataques às sedes dos Três Poderes e que está em prisão domiciliar, após dois anos presa por ter pichado a estátua da Justiça com um batom. 


"Só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu foi uma tentativa armada de golpe militar. Eles (STF) já formaram maioria para condenar a uma pena absurda um pipoqueiro e um sorveteiro por golpe de estado armado", disse Bolsonaro. 


Sobre o caso usado por Bolsonaro, ele também fez menção à situação lendo em inglês, em tentativa de chamar a atenção internacional para o tema. Bolsonaro afirmou que "popcorn and ice cream sellers sentenced for coup attempt in Brazil" ("pipoqueiros e sorveteiros são condenados por golpe de Estado no Brasil", em português)


Em um discurso de quase 30 minutos, o ex-presidente também afirmou que seria preso, se estivesse no Brasil em 8 de janeiro e voltou a dizer que foi prejudicado na campanha de 2022, em referência ao Judiciário. O ex-presidente citou o ministro do STF Alexandre de Moraes ao lembrar a viagem do magistrado a São Paulo, com uso do avião da FAB, às vésperas da final do Campeonato Paulista. "Tem que fazer que nem eu e viajar em voo de carreira",


O ex-presidente negou ainda que vá fugir, depois de ter se tornado réu, acusado de envolvimento na tentativa de golpe, e disse ter esperança de receber ajuda de fora, ao citar o filho Eduardo Bolsonaro. "Hoje, faltou um filho meu aqui, o 03, que fala inglês, espanhol, árabe. Tem contato com pessoas importantes no mundo todo e está lá nos Estados Unidos", afirmou.

Outras notícias

Governo federal libera verba para reconstrução de Petrópolis

Kassab afirma que "se o PSD tiver candidato à Presidência, será Ratinho Júnior"

União Brasil deve indicar líder do partido na Câmara para substituir Juscelino em ministério


O ato deste domingo (06) teve a participação da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, de parlamentares da oposição e mais sete governadores: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Jorginho Mello (PL-SC), Mauro Mendes (União-MT) e Wilson Lima (União-AM). Ao discursar antes de Bolsonaro, o governador paulista também falou aos manifestantes e defendeu a proposta de anistia. "É uma pauta política, humanitária e urgente porque precisamos pacificar o Brasil, discutir o que interessa. Pedir anistia não é heresia. É algo justo, real e importante. Quero prisão sim, mas para assaltante, para quem rouba celular, para quem invade terra, propriedade privada e para o corrupto", destacou Tarcísio.


A manifestação de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro em São Paulo começou por volta das 14h e foi organizado pelo pastor Silas Malafaia. Esse foi o primeiro protesto do tipo, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou denúncia contra o ex-presidente e outras sete pessoas, acusados de tentativa de golpe em 2022.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Deputada londrinense Luísa Canziani vai presidir comissão especial para regulamentar IA

Política
Imagem de destaque

AGU pede investigação de deputado por declarações contra Lula

Política

Indígenas poderão incluir etnia no registro durante evento em Brasília

Política

Juscelino Filho, ministro de Lula, é denunciado por suspeita de desvio de emendas

Mais Lidas

Cidade
Brasil

Jovem de 26 anos morre em acidente com carro na Avenida Tiradentes, em Londrina

Cidade
Londrina e região

PRF apreende 15 veículos nesta segunda na BR-369, em frente ao Parque Ney Braga

Cidade
Londrina e região

Adolescente sem capacete sofre acidente com moto e é socorrida em estado grave

Cidade
Londrina e região

Vereadores realizam vistoria no barracão que funciona como almoxarifado da prefeitura

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto no Brasmadeira é identificado como Clebson Sampaio da Silva

Podcasts

REDES 5G
Imagem de destaque

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 4 | Internet e conectividade na ExpoLondrina

CULTURA CAFEEIRA

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 3 | Cafés especiais e o turismo cafeeiro em Londrina

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 2 | Via Rural Smart Farm na ExpoLondrina - A força da extensão integrada

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.