Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados
21 abr 2025 às 09:59
Por: Agência Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.


Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade.


“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.


O presidente também destacou a atuação do Papa em temas centrais da agenda social e ambiental global. Segundo ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades.


“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

Outras notícias

Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa

Marinho diz que permanência de Lupi depende de 'condições políticas' frente a escândalo no INSS

Corbélia garante repasse de mais de R$ 460 mil da Sanepar ao Fundo Municipal de Saneamento


O presidente lembrou ainda os encontros que teve com o Papa, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, como momentos de carinho e partilha de ideais comuns. “Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.


Ao finalizar a nota, o presidente desejou consolo a todos que sofrem com a perda do líder religioso. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.


Encontros


O presidente Lula e o Papa Francisco se encontraram oficialmente em três ocasiões. O primeiro encontro ocorreu em 13 de fevereiro de 2020, no Vaticano. A reunião, de caráter privado, foi realizada na Casa Santa Marta, onde o Papa costuma receber convidados em um ambiente mais reservado e informal. Durante cerca de uma hora, eles conversaram sobre a importância da solidariedade, do combate às desigualdades e da construção de um mundo mais justo e fraterno.


Já eleito, Lula voltou a se reunir com o pontífice em 21 de junho de 2023, também no Vaticano. Na ocasião, além de reafirmarem os laços de amizade, discutiram temas da agenda global, como a promoção da paz, a preservação ambiental e a luta contra a fome e a pobreza. O presidente convidou o Papa Francisco para visitar o Brasil, especialmente durante a celebração do Círio de Nazaré, em Belém (PA).


O terceiro encontro aconteceu em 14 de junho de 2024, durante a Cúpula do G7, realizada na região de Apúlia, no sul da Itália. O Papa participou pela primeira vez como orador no evento, destacando a necessidade de um uso ético da inteligência artificial e condenando o desenvolvimento de armas autônomas letais. Em uma reunião privada, Lula e Francisco voltaram a discutir temas como o combate à fome, a promoção da paz e a necessidade urgente de reduzir as desigualdades globais.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Lula escolhe procurador federal como novo presidente do INSS

Política
Imagem de destaque

Dino manda suspender pagamento de 1,2 mil emendas da saúde

Política

CCJ analisa suspensão de ação contra Bolsonaro e Ramagem no STF

Política

Trump completa 100 dias de governo com a pior aprovação para um presidente americano em 70 anos

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem morto a facadas no Jardim Consolata é identificado

Cidade
Londrina e região

Estabelecimento é interditado e autuações são aplicadas na operação AIFU em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Empresa é atingida por incêndio no centro de Cascavel; há suspeita de crime

Cidade
Cascavel e região

Confusão após "bailão" gera correria e ameaça de morte em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Mulher tenta queimar namorado e termina incendiada por não aceitar fim de relacionamento

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 5 | Domingos Pellegrini

Podcast Café com Edu Granado | EP 10 | Caio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 8 | O caminho para o sucesso nas vendas | Lázaro Vieira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.