Política

Oposição aposta na “pressão das ruas” para pautar impeachment de Moraes; Alcolumbre resiste

08 ago 2025 às 15:05

A desocupação da Mesa diretora do Senado trouxe um para a pauta mais um pedido de impeachment contra Moraes. A oposição coletou 41 assinaturas para apoiar um pedido de impeachment contra o ministro do STF.


E as lideranças da oposição estão apostando em uma “pressão das ruas” para que Davi Alcolumbre coloque o pedido em votação no Senado. O documento protocolado tem como base acusações de supostos crimes de responsabilidade atribuídos ao ministro Alexandre de Moraes.


No entanto, mesmo com o número simbólico, não há previsão legal que obrigue o presidente do Senado a instaurar o processo. E Davi Alcolumbre não se mostra disposto a pautar o tema.


Após retomar a mesa, Davi afirmou que não aceitará intimidações e tentativas de constrangimento.


“Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado. O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento. Seguiremos votando matérias de interesse da população, como o projeto que assegura a isenção do Imposto de Renda para milhões de brasileiros que recebem até dois salários mínimos. A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza”, afirmou o presidente.