Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Senado aprova cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

Texto segue para sanção presidencial
25 jun 2025 às 09:59
Por: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os conselhos de administração de estatais deverão ter, obrigatoriamente, 30% das vagas destinadas a mulheres, incluindo reserva específica para mulheres negras ou com deficiência.


A medida está no Projeto de Lei (PL) 1.246/2021, aprovado nesta terça-feira (24) pelo Senado Federal. O texto, de autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), segue agora para sanção presidencial.


A votação foi conduzida pela senadora Leila Barros (PDT-DF), líder da bancada feminina. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a mobilização das parlamentares para que o projeto fosse pautado.

A proposta busca aumentar a representação feminina nos espaços de gestão das grandes empresas estatais. Segundo o IBGE, em 2024, mulheres ocupavam apenas 39,3% dos cargos gerenciais, apesar de serem a maioria da população.


Isso é justiça. Isso é meritório”, afirmou Leila Barros, ao destacar que, sem o projeto, a mudança poderia demorar décadas. A medida pretende corrigir desigualdades estruturais e garantir equidade de gênero e inclusão nos altos cargos públicos.

Outras notícias

CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6x1

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Câmara decide suspender Glauber Braga por 6 meses




Regras



O texto abrange empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias e controladas. Também são abarcadas outras companhias em que a União, os estados, os municípios ou o Distrito Federal detenham a maioria do capital social com direito a voto.


A adoção da cota para mulheres será gradual, ao longo de três anos. Mulheres deverão ocupar, no mínimo, 10% das vagas no primeiro ano, 20% no segundo e, finalmente, 30% no terceiro.


Dos postos reservados, 30% serão destinados a trabalhadoras autodeclaradas negras ou com deficiência. A política de cotas deverá ser revisada após 20 anos.


De acordo com o projeto, o conselho que infringir as regras ficará impedido de deliberar sobre qualquer matéria. Apesar de a obrigatoriedade ser para estatais, o Poder Executivo fica autorizado a criar incentivos para que as empresas privadas também adotem a reserva de postos femininos.


A iniciativa exige ainda que sejam divulgadas anualmente informações sobre a presença feminina nos níveis hierárquicos tanto das estatais quanto das empresas abertas.


Deverá ser publicada a proporção de mulheres nos cargos da administração, a remuneração conforme o cargo e o gênero, além da evolução desses indicadores ao longo dos exercícios dos conselhos.


A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a medida é necessária para garantir, de fato, a representatividade de mulheres em cargos de gestão, o que não ocorreria de forma natural.


"Deixe-me dizer uma coisa: se nós não tivéssemos batido o pé nos últimos 30 anos como nós batemos para chegar a esta Casa, não estaria aqui hoje uma senadora conservadora falando", argumentou.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Política
Imagem de destaque

Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro

Política

Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato

Política

STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.