Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Mundo

Trump disse a Lula que EUA sentem falta do café brasileiro e sinalizou que não virá à COP 30

De acordo com o Escritório de Estatísticas dos Estados Unidos, o preço do café pago pelos consumidores americanos teve, em agosto, o maior aumento mensal em 14 anos, com alta de 3,6%
07 out 2025 às 18:09
Por: Túlio Amâncio - Band
Christopher Furlong (Getty)

Mais detalhes do telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vieram à tona nas últimas horas.


Segundo autoridades que acompanharam a conversa, o chefe de Estado norte-americano afirmou que os Estados Unidos “sentem falta do café brasileiro”. Lula respondeu dizendo estar disposto a retomar as negociações e pediu o fim da tarifa extra de 40% imposta recentemente ao produto do Brasil.


De acordo com o Escritório de Estatísticas dos Estados Unidos, o preço do café pago pelos consumidores americanos teve, em agosto, o maior aumento mensal em 14 anos, com alta de 3,6%. O avanço ocorreu no primeiro mês de vigência da tarifa contra o café brasileiro — uma elevação nove vezes superior à taxa média de inflação do período, de 0,4%.


Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o preço do café nos EUA subiu 20,9%, bem acima da inflação média de 2,9%. É o maior salto anual registrado desde 1997.


Durante a ligação, Lula reforçou o convite para que Trump venha ao Brasil em novembro, para participar da COP 30, em Belém, no Pará. O presidente norte-americano, no entanto, evitou dar uma resposta direta e afirmou apenas que “em algum momento” pretende visitar o país.

Outras notícias

CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6x1

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Câmara decide suspender Glauber Braga por 6 meses


A declaração foi interpretada pela diplomacia brasileira como um sinal de que Trump não deve comparecer à conferência do clima da ONU. Integrantes do governo apostam que o primeiro encontro presencial entre os dois líderes deve ocorrer na Malásia, no fim do mês, durante a Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) ou nos Estados Unidos, em uma possível visita de Lula a Washington.

Conversa de 30 minutos, 'boa química' e troca de telefones

Segundo o Palácio do Planalto, por meio de nota, em tom amistoso, os líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a “boa química” que tiveram ao se encontrarem na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em 23 de setembro. “Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”. 


Lula descreveu o contato como uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços”. 


“Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”, informou o Palácio do Planalto. 


Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 


“Ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos”, declarou o Planalto. “Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação”.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Política
Imagem de destaque

Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro

Política

Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato

Política

STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.