Todos os locais
Todos os locais
Curiosidade

O que é desperdício zero?

07 ago 2019 às 11:15
Por: Redação Tarobá News

É cada vez maior a preocupação com o planeta, seus recursos e os impactos que os seres humanos tem sobre ele. Isso porque até o momento, os recursos naturais disponíveis foram utilizados, degradados e desperdiçados sem qualquer controle. Um cálculo realizado pela organização internacional Global Footprint Network, revelou que neste 29 de julho de 2019, a população mundial esgotou todos os recursos naturais renováveis que poderiam ser utilizados no ano. Os dados são alarmantes e mostram como o consumo desenfreado tem sido uma característica marcante na sociedade atual.

Em uma pesquisa recente, a ONU informou que anualmente, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada ou perdida. Ou seja, um terço de toda comida que é produzida, é jogada no lixo entre sua produção e consumo, enquanto 800 milhões de pessoas estão subnutridas. Não aproveitar sobras de vegetais, frutas e refeições, também é um fator que aumenta o número de comida desperdiçada em casa. O desperdício ocorre desde as famílias mais pobres, até as mais ricas.

Por conta disso, diversas organizações tem trabalhado em implementar medidas para garantir um futuro sustentável para as novas gerações e para o planeta. Desde grandes mudanças, que envolvem grandes empresas e órgãos de governos, até pequenas ações, que podem ser feitas individualmente, sem qualquer esforço. E todo esse trabalho gira em torno do conceito de desperdício zero.

O que é desperdício zero

Segundo definição da Aliança Internacional de Desperdício Zero, o conceito se refere à conservação de todos os recursos por meio de produção, consumo, reutilização e recuperação de produtos, embalagens e materiais, sem queima e sem descartes que possam prejudicar a terra, água ou ar, ou até mesmo a saúde humana.

Utilizando os pilares desse conceito, muitas empresas, grandes e pequenas, tem buscado práticas mais sustentáveis, focadas em reduzir o desperdício. Em mercados e mercearias, por exemplo, muitos produtos eram descartados antes mesmo de chegarem ao consumidor, por não estarem apresentáveis aos clientes. As frutas e hortaliças, assim como tubérculos, são alguns dos alimentos que possuem as maiores taxas de desaproveitamento nos estabelecimentos.

Outras notícias

Como livrar a casa de pragas urbanas

Dez anos sem Zilda Arns

Afinal, é melhor viajar de carro ou de avião?

A boa notícia é que muitos desses locais já adotam práticas mais sustentáveis no negócio, focando em reduzir o desperdício e no reaproveitamento dos produtos. Algumas cidades no Brasil também já desenvolvem projetos como criação de banco de alimentos, que consistem na coleta de produtos rejeitados em estabelecimentos e depósitos, mas que ainda tem valor nutritivo para serem reutilizados, reciclagem, redução do uso de plástico, entre outros.  

Estes são alguns exemplos de iniciativas de desperdício zero que podem ser feitas. O importante é lembrar que para tirar o máximo proveito do nosso planeta, e garantir a sua sustentabilidade, todos devem trabalhar para isso. O caminho a ser percorrido ainda é muito longo, já que a maioria da população ainda não despertou a consciência para a situação atual do planeta, e continua desperdiçando recursos não renováveis. No entanto, todas as práticas são válidas e devem ser mantidas, não importa quão pequenas elas sejam.

Veja também

Relacionadas

Curiosidade
Imagem de destaque

Os animais de estimação precisam de cuidados especiais no verão

Curiosidade
Imagem de destaque

Destinação de resíduos: qual é o papel da minha empresa?

Curiosidade

Resíduos de construção podem ser reaproveitados em pavimentações

Curiosidade

Conheça o carsharing, considerado o futuro da mobilidade

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher morre após ser atropelada por ônibus do transporte coletivo no Jardim Imagawa

Cidade
Londrina e região

Após acidentes com patinetes em Londrina, placas de orientações serão instaladas

Cidade
Londrina e região

Febre em Londrina, patinetes elétricos se transformam em preocupação sobre a segurança

Brasil e mundo
Brasil

Ex-diretor da Bola de Neve criou empresa para receber dízimo de fiéis e faturou R$ 500 mil

Paraná
Paraná

Homem precisa ser socorrido após se queimar em explosão de coxinha no Paraná

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.