Quando falamos em queimaduras, muitas pessoas pensam apenas no momento do acidente. No entanto, o tratamento é longo, delicado e envolve várias etapas, desde o atendimento emergencial até a reabilitação.
O Hospital Universitário de Londrina é referência regional por meio do seu Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), que atende pacientes de todo o Norte do Paraná. A unidade ganhou ainda mais destaque após a recuperação da advogada Juliane Vieira, que sofreu queimaduras graves ao salvar familiares durante um incêndio em Cascavel. Após meses de internação e tratamento intensivo, ela deixou o hospital andando, emocionando o estado do Paraná.
Para explicar como funciona o atendimento especializado, quais são os principais desafios clínicos e orientar a população sobre prevenção e primeiros socorros em casos de queimaduras, o Vitrine Revista recebe profissionais do CTQ. Participam a médica cirurgiã plástica Xênia A. E. Tavares e Silva e a profissional Thaís Aparecida de Souza.
Inaugurado em 2007, o CTQ é o principal centro de tratamento do Norte do Paraná. A unidade oferece cirurgias reconstrutivas, reabilitação e conta com tecnologia de ponta, incluindo oxigenoterapia hiperbárica. O atendimento utiliza técnicas avançadas para reconstrução da pele e tratamento de ferimentos de difícil cicatrização.