Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Reabertura da Estrada do Colono será tema de audiências públicas nas regiões Oeste e Sudoeste

14 ago 2019 às 16:57
Por: Redação Tarobá News

Duas audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vão movimentar as regiões Sudoeste e Oeste nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16). A pauta é o debate sobre a possibilidade de reabertura da Estrada do Colono, um trecho que corta o Parque Nacional do Iguaçu em 17 quilômetros e liga as duas regiões do estado. Capanema e Medianeira vão sediar os encontros organizados pela Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, liderada pelo deputado Nelson Luersen (PDT). Em Capanema o evento acontecerá em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT) e representada no ato pelo deputado Anibelli Neto (MDB).

Nelson Luersen afirmou durante a sessão plenária da terça-feira (13) que a reabertura do caminho é reivindicação de lideranças dos municípios que costeiam o parque nas duas regiões. Ele explicou que a programação contará com uma visita às margens do Rio Iguaçu, no Porto Moisés Lupion, em Capanema, de onde partia a balsa até a estrada. “Na sexta-feira sairemos de Capanema e passaremos por dentro da Argentina, pelo parque nacional, que tem uma estrada-parque”, afirmou, em referência à rodovia que atravessa o departamento de Misiones pelo Parque Nacional do Iguazu, reserva ambiental da floresta atlântica.

Projetos da estrada-parque estão tramitando em Brasília. Tenho conversado com deputados federais que trabalham pela ida da discussão ao plenário. A população quer a reabertura da Estrada do Colono, mas, acima de tudo, a preservação do meio ambiente, conciliando o crescimento e o desenvolvimento econômico ao respeito à flora e à fauna”, afirmou Luersen, fazendo alusão aos projetos de leis do deputado federal Vermelho (PSD), na Câmara Federal (nº 984/2019); e do senador Álvaro Dias (PODE), no Senado (nº 61/2013), originalmente apresentado pelo ex-deputado Assis do Couto.

De acordo com o deputado Anibelli Neto (MDB) que, além de fazer parte da frente parlamentar, representará a Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania na audiência pública em Capanema, os encontros têm por objetivo ouvir os argumentos das lideranças regionais favoráveis à reabertura da estrada e também os movimentos de defesa do meio ambiente, contrários a ela. “Precisamos conhecer os prós e contras e temos a convicção de que isto acontecerá. A proposta da estrada-parque será apresentada, inclusive com exemplos de outras experiências que funcionam em reservas ambientais em outros países. Queremos dar a oportunidade para que todos expressem suas opiniões”, frisou.

Para o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), que integra a Frente, o fechamento da Estrada do Colono, em 1986, tem gerado discussões recorrentes acerca do ato determinado pela Justiça. “Em minha visão é uma afronta à região, um contrassenso. Na divisa com o parque brasileiro temos uma estrada que corta o parque nacional na Argentina. O que se prevê é um projeto de convivência entre o homem e a natureza, o que poderia ter grande potencial turístico para a região, gerando receitas para o estado sem afetar o meio ambiente”, explicou o parlamentar com base eleitoral na região Sudoeste.

Outras notícias

Heleno deixa Comando Militar para cumprir prisão domiciliar

Moraes autoriza realização da cirurgia de Bolsonaro no Natal

Dilma será indenizada por tortura física e psicológica na ditadura

Horários – A audiência pública da Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, está programada para acontecer no município de Capanema, na quinta-feira (15), às 19hs, no Parque de Exposições – Centro de Eventos Martinho Lutero. A audiência pública em Medianeira, na sexta-feira (16), tem previsão de início às 19hs, no auditório da Prefeitura de Medianeira.

História – A rodovia PR-495 pertence ao Governo do Paraná e corta, em 17,6 quilômetros, o Parque Nacional do Iguaçu entre os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Ela é uma antiga ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste paranaenses. O trecho, um antigo caminho utilizado por colonos que vinham do Rio Grande do Sul em direção às regiões mais ao norte do país, foi transformado em estrada no ano de 1950. A via está fechada por ordem judicial desde 1986.

Alep

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

Política
Imagem de destaque

Cassado, Eduardo Bolsonaro diz que pode pedir "passaporte de apátrida"

Política

PF investiga Jordy e Sóstenes Cavalcante por aluguel em locadora fantasma

Política

Petroleiro é apreendido pelos EUA na Costa da Venezuela, dizem autoridades

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos é esfaqueada pelo ex-namorado de 16 anos em tentativa de feminicídio

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.