Todos os locais
Todos os locais
Agro
Brasil

BNDES abre consulta pública sobre o mercado de certificação de carbono

As propostas da sociedade civil e entidades interessadas no tema podem ser enviadas até o dia 25 de abril
14 mar 2025 às 21:07
Por: Agro+
Divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciaram, nesta terça-feira (11), em Brasília (DF), a abertura de consulta pública sobre o cenário da certificação de carbono no Brasil. O anúncio contou com as presenças do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, e do secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco.


As propostas da sociedade civil e entidades interessadas no tema podem ser enviadas até o dia 25 de abril deste ano.


Desde 2005, duas certificadoras internacionais detêm 97% das certificações de crédito de carbono no Brasil. Este cenário apresenta uma concentração do serviço em instituições estrangeiras, sem fins lucrativos.


“É preciso discutir as oportunidades de diversificação deste mercado no país para atender as especificidades dos projetos de mitigação climática brasileiros, que conta com biomas, características fundiárias e socioculturais diversas”, explica Nelson Barbosa.


Segundo ele, a expectativa de aumento no volume de certificações de créditos de carbono no Brasil demandará a ampliação da capacidade de serviço de entidades certificadoras, inclusive para aprimorar e acelerar o processo de certificação que, atualmente, pode ter custo elevado, além de ser longo.

Outras notícias

Abates bovinos perdem força e podem não sustentar a oferta no 2° semestre

Empresa alia tecnologia e campo para criar soluções inovadoras no manejo agropecuário

Safra de cana-de-açúcar 2024/25 registra queda, mas segue com produção elevada


“O mercado de carbono é um instrumento de extrema relevância para a redução das emissões de gases de efeito estufa. E, especialmente para o Brasil, sua implementação permitirá alavancar ações como a restauração da vegetação nativa em escala, entre outras. Para tanto, é fundamental ampliar e qualificar a capacidade técnica de aferição de boas metodologias de captura de carbono, que garantam a integridade ambiental do processo”, afirma o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco.


Para além da demanda já existente por créditos de carbono no mercado voluntário, com a aprovação da Lei 15.042/2024, que criou o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões, as metodologias para a validação de Certificado de Redução ou Remoção Verificada de Emissões (CRVE) deverão ser credenciadas e ter o seu registro no âmbito do Sistema.


De acordo com a Lei, o certificador de projetos ou programas de crédito de carbono é a entidade detentora de metodologias de certificação de crédito de carbono que verifica a aplicação dessas metodologias, dispondo de critérios de monitoramento, relato e verificação para projetos ou programas de redução de emissões ou remoção de GEE. Espera-se que a Lei crie uma demanda interna de CRVEs, e a demanda externa, no mercado voluntário de créditos de carbono, também cresça, considerando, inclusive, o aprimoramento regulatório com maior segurança institucional.


A credibilidade da certificação é necessária para que os créditos de carbono sejam aceitos pelos compradores, principalmente no que concerne à integridade dos projetos. Além de evitar que a concentração do mercado gere desafios de não atendimento à demanda futura, que tende a crescer à medida que novos mercados regulados sejam criados e que o artigo 6.4 do Acordo de Paris comece a operar.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Brasil coordena reunião de encerramento do GT da Agricultura do BRICS

Agro
Imagem de destaque

Demanda de ovo aumenta na Semana Santa, mas preços pouco se alteram

Agro

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião

Agro

Café de Ivaiporã caminha para obter selo de Indicação Geográfica

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista tem traumatismo craniano após grave acidente na Rua Brasil, no Centro

Cidade
Londrina e região

Acidente envolvendo três veículos tem capotamento e abandono de vítima na BR-369

Cidade
Londrina e região

Dupla provoca PM e filma perseguição: “Ô polícia, vamos brincar de pega-pega, mano?”

Cidade
Cascavel e região

Adolescente morre e pais ficam feridos em acidente entre carro e carreta na BR-369

Cidade
Londrina e região

Homem que morreu ao ser deixado na UPA em Londrina já foi réu por homicídio

Podcasts

PodCampo Vivo | EP 2 | Pecuária em destaque direto da ExpoLondrina 2025

Podcast PodGuest | EP 7 | Julie Bicas | Especial de Aniversário do Programa Guest

Podcast Heróis e Vilões | EP 3 | 99% da população é criminosa? | Walter Bittar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.