Agro

Poder de compra do avicultor paulista cai em novembro

28 nov 2025 às 11:22

Após registrar em outubro a relação de troca mais favorável da história frente ao farelo de soja, o avicultor paulista observou uma queda no seu poder de compra em novembro, conforme dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A perda foi notada tanto em relação ao farelo de soja quanto ao milho.


Pesquisadores do Cepea indicam que esse movimento é um resultado direto da desvalorização do frango vivo e da alta nos preços desses insumos, que são essenciais para a produção de avicultura de corte.

Detalhes da Queda

Na parcial de novembro (até o dia 26), o frango vivo no estado de São Paulo foi negociado à média de R$ 6,10/kg, representando uma queda de 2,6% em relação ao mês anterior.


Em contraste, a tonelada do farelo de soja na região de Campinas (SP) registrou uma média de R$ 1.724,78, um avanço de 5,3% em relação ao valor de outubro.


Com isso, os cálculos do Cepea mostram que, com a venda de um quilo de frango vivo, o produtor consegue comprar, nesta parcial de novembro, 3,54 quilos de farelo, uma redução em comparação aos 3,83 quilos adquiridos em outubro.

Margem de Lucro

Apesar da queda na relação de troca, o Cepea ressalta que a margem de ganho segue favorável para o avicultor. O volume de farelo adquirido neste mês (3,54 kg) ainda está 7,3% acima da média deste ano, quando considerados os valores em termos reais (a série deflacionada pelo IGP-DI de outubro/25).