A poeira vai subir em Holambra, interior de São Paulo, no próximo fim de semana, durante o Trekker Trek 2025, evento que chega a sua 30ª edição neste ano. Com tratores tunados e uma combinação de motores diversos, nas competições da Trekker Trek ganha o trator capaz de arrastar uma carreta de 100 toneladas pela maior distância possível em uma pista de terra. E, para ganhar, vale tudo: tratores envenenados, combinação de transmissão final e motores.
Considerado esporte automobilístico mais pesado do mundo, oTrekker Trek é uma competição entre tratores - Trekker (trator) e Trek (puxada). Em alguns países, é conhecido como Tractor Pulling e foi nos Estados Unidos que teve origem, quando ainda se usavam cavalos como veículos de tração. Em 1929, os tratores entraram em cena, mas as regras do esporte só surgiram em 1969, quando também foi fundada a Associação Nacional de Puxadores de Trator (NTPA).
Por aqui, o esporte chegou através de imigrantes holandeses. Em 2025, a competição contará com categorias como Livre, Super Diesel, Pro Stock, Super Agrícola e Agrícola, atraindo um público técnico e apaixonado por máquinas. “Mais de 90% do público do Trekker Trek é formado por agricultores. Estar nesse ambiente amplia nosso relacionamento com eles e nos fortalece diante da concorrência”, afirma Ademir Chiquetti Junior, gerente de uma concessionária LS Tractor que compete com o “Guardião”, um trator equipado com o motor Perkins de potência de 105 cv, original e já tradicional nas competições brasileiras.
No Brasil, a competição tem cinco classes:
- Categoria Livre: tratores envenenados, preparados exclusivamente para o Trekker Trek, podendo ser usado qualquer combinação de transmissão final e motores. A potência e giro dos motores são ilimitados. Nessa categoria o combustível utilizado pode ser metanol, álcool, gasolina, diesel ou biodiesel. Alguns tratores da categoria livre chegam a ter 5 motores e mais de 2000cv de potência.
- Categoria Super Diesel: tratores preparados especialmente para o esporte. É permitido qualquer combinação de transmissão final e motor. Pode competir apenas tratores com 1 motor movido a óleo diesel ou biodiesel, mas também é permitido associar mais de 1 turbina ao motor desde que respeite a regra de pontuação da categoria. O giro do motor é ilimitado.
- Categoria Pro Stock: competem tratores com apenas 1 motor e somente com 1 turbo. É obrigatório que contenham capô. O combustível deve ser diesel ou biodiesel e a transmissão final deve ser de um trator agrícola para que através disso seja definido qual motor pode ser usado e quais características o trator terá. O giro do motor é Ilimitado.
- Categoria Super Agrícola: participam tratores originais com algumas modificações permitidas. é obrigatório o uso de capô, o combustível deve ser diesel ou biodiesel. Também é possível usar apenas um turbo e ter o giro do motor limitado a 2500 rpm.
- Categoria Agrícola: participam tratores originais com poucas alterações, podendo usar apenas um turbo, restritor de ar (para tratores turbo) e tendo o giro do motor limitado a 2500 rpm.
A segunda edição do Trekker Trek neste ano será realizada nos dias 7 e 8 de junho de 2025 no Centro Esportivo Tubantia – Holambra (SP). Veja a data das próximas competições:
- 26 e 27 de julho - etapa Entre Rios (PR), no Centro de Exposições da Coop. Agrária
- 7 e 8 de agosto - etapa Castrolanda (PR), no Parque de Exposições Dario Macedo (AGROLEITE)
- 29 e 30 de novembro - etapa Tibagi (PR), no Horto Florestal