O Real Madrid parou no goleiro Yassine Bono, nesta quarta-feira (18), ao empatar na Copa do Mundo de Clubes. O marroquino está no Al Hilal e pegou até pênalti decisivo nos minutos finais, garantindo o 1 a 1 no placar. Porém, dois anos atrás, ele quase virou um aliado do Real, pois esteve perto de ser contratado pelo time.
Bono chamou atenção mundialmente quando se destacou na Copa do Mundo de seleções de 2022. A seleção de Marrocos chegou na semifinal com grandes defesas dele, inclusive dois pênaltis contra a Espanha, nas oitavas de final.
Depois disso, na janela de transferências de 2023, o Real Madrid estava procurando um goleiro e cogitou a contratação de Bono. Ele entendeu que foi tratado como prioridade naquele momento. Mas explicou ao jornal Marca por que não foi contratado: "Eles viram que eu poderia ir para a Copa Africana e perder muitos jogos em um mês importante para o Real Madrid".
A Copa Africana acontece no começo do ano, quando os campeonatos europeus seguem em andamento. Então os jogadores de equipes da África viram desfalques. Com isso, o Real preferiu a contratação do espanhol Kepa Arrizabalaga por empréstimo, vindo do Chelsea.
Então Bono partiu para o Al Hilal em 2024, em uma transferência que rendeu R$ 114 milhões ao Sevilla. Ele foi campeão saudita, está em boa forma e, nesta quarta, defendeu a cobrança de Valverde, segurando empate por 1 a 1 com o Real Madrid na Copa do Mundo de Clubes.
Quem é Yassine Bono
Bono nasceu em Montreal, no Canadá, mas tem ascendência marroquina e morou no Marrocos durante a infância. Passou por Atlético de Madrid, Zaragoza e Girona, mas se destacou de verdade quando chegou ao Sevilla, onde foi campeão da Liga Europa.
Ele teve um grande momento em 2021, quando fez gol contra o Valladolid. Nos acréscimos, partiu para a área e conseguiu marcar. "Não sabia como comemorar", comentou ele.
Outra curiosidade é que Bono diz ser um grande admirador do futebol argentino, inclusive porque conheceu muitos jogadores nascidos no país durante a carreira. Ele fala que torce para o River Plate e já colocou o nome do cachorro de Ariel, por causa de Ariel Ortega, ex-jogador da Argentina.
Na Copa de 2022, antes de se destacar pelas seleções, Bono viveu uma situação inusitada: entrou em campo como titular, cantou o hino, mas foi cortado do jogo, em cima da hora, por sentir dores. O reserva entrou naquela partida, mas depois Bono se recuperou. Jogou bem e chamou atenção dos espanhóis, assim como fez na Copa do Mundo de Clubes, nesta quarta.